Equipe paulista de florete masculino conquista o Campeonato Brasileiro de Paraesgrima

Numa final eletrizante, equipe de São Paulo superou os gaúchos no último toque e garantiu o título nacional

Paulo Rocha – Fato&Ação Comunicação

Assessoria de Imprensa da CBE

Foi realizado nesta quinta-feira (21), no Centro Paralímpico Brasileiro, em São Paulo, o Campeonato Brasileiro de Paresgrima de Florete Masculino. E o título da competição – que a exemplo da Copa Brasil serviu também como preparação para os torneios que valem vaga nos Jogos Paralímpicos de Paris – ficou com o time de São Paulo, que numa final emocionante, decidida no último toque, bateu o do Rio Grande do Sul por 45-44.

Um fato curioso do torneio diz respeito ao gaúcho Jovane Guissone. O maior expoente de nossa paraesgrima (campeão olímpico em Londres 2012 e vice em Tóquio 2020), que se transferiu recentemente para o Paulistano, disputou sua primeira competição por equipes por São Paulo. E sagrou-se campeão.

Na semifinal, Jovane contribuiu para a vitória de sua equipe por 45-28 justamente sobre o Paraná, estado de seu ex-clube, a Associação de Deficientes Físicos-PR. O time paranaense foi formado por Luis Silva, Sandro Colaço, Edgard Rassan Filho e Moacir Ribeiro – todos da ADF-PR.

A final foi jogada entre a equipe de São Paulo e a do Rio Grande do Sul – que chegou como bye ao duelo decisivo. Com grandes nomes em ambos os lados, foi travada uma disputa intensa, decidida somente no último duelo, entre Alex Sandro Souza e Kevin Damasceno. Com vitória de virada obtida no último toque, os paulistas venceram por 45-44 e ficaram com o título.

“Quero parabenizar a todos da nossa equipe. O time do Rio Grande do Sul é muito forte, mas fomos bem desde o primeiro combate. Estou muito feliz e vamos brigar por mais medalhas”, declarou Jovane Guissone.

“Agora temos uma equipe à altura, capaz de fazer frente à do Rio Grande do Sul. Estávamos bem treinados e erramos menos, por isso conseguimos conquistar essa competição para São Paulo”, acrescentou Alex Sandro Souza.

A equipe campeã brasileira foi formada por Jovane Guissone (Paulistano), Alex Sandro Souza (Pinheiros), Lucas Julião e Renato Santana (ambos da API Nauru). Já o time vice-campeão, composto em sua totalidade por atletas do Grêmio Náutico União, teve Maurício Stempniak de Lima, Vanderson Chaves e Fabio e Kevin Damasceno.    

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)
Atendimento: Nelson Ayres[email protected]

 

 

Pular para o conteúdo