Skip to main content

Rayssa Veras e Mônica Santos unificam títulos nas três armas; ouro também para Lenilson de Oliveira, Jovane Guissone e Kevin Damasceno

Lenílson de Oliveira foi um dos destaques. Foto: Joyce Pais.

Paulo Rocha – Fato&Ação Comunicação

Assessoria de Imprensa da CBE

Competição importante para os atletas que buscarão vaga nos Jogos Paralímpicos de Paris, já que serviu também como preparação visando o Regional das Américas (na Costa Rica) e a etapa da Copa do Mundo (em São Paulo), ambos em maio, chegou ao fim nesta quarta-feira (20) a 1ª Copa Brasil de Paraesgrima 2024. Organizado pela CBE, o torneio, realizado no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro (CPB), em São Paulo, teve disputas de ótimo nível técnico e atingiu seu objetivo.

No florete feminino A e B, Rayssa Veras (Paulistano-SP) e Mônica Santos (GNU-RS) brilharam e unificaram títulos nas três armas. No masculino, Lenilson de Oliveira (Paulistano), Jovane Guisssone (Paulistano) e Kevin Damasceno (GNU-RS) faturaram ouro na espada A, florete B e sabre A, respectivamente.

Florete feminino A e B

Ao vencer por 15-12 uma final disputada com muita intensidade, Rayssa Veras, do Paulistano, unificou os títulos nas três armas. Para ficar com o ouro também no florete A (ganhara na espada e no sabre), Rayssa superou no duelo decisivo Fabiana Soares, atleta do SC Magnolia-RJ.

“Não foi fácil vencer esta final. Precisei usar mais minhas paradas e mudar minha velocidade. Tive que me adaptar a essa arma, que é diferente. Começando bem o ano; agora, é conseguir a vaga para Paris, minha maior meta”, explicou Rayssa.

A decisão do florete B reuniu, pela terceira vez nesta Copa Brasil, Mônica Santos (GNU-RS) e Rudineia Manica (ADF-PR). E a exemplo do que ocorrera na véspera, na espada e no sabre, Mônica faturou o ouro ao vencer por 15-11, unificando os títulos de forma brilhante.

“Gosto de jogar florete, é a arma na qual solto toda a minha adrenalina. Ser tricampeã é muito bom e esse torneio serviu também como preparação para o Regional das Américas. É preciso lembrar que, cada arma, tem uma técnica diferente”, comemorou Mônica Santos.

Espada masculino A

Lenilson de Oliveira também fez bonito e garantiu sua segunda medalha nesta Copa Brasil. O atleta do Paulistano, que no dia inaugural havia conquistado ouro no florete A, repetiu a dose na espada A ao derrotar Lucas Julião, da Associação Paradesportiva de Integração Nauru-SP, pelo placar de 7-3. 

“Confesso estar bem cansado, porém feliz com mais essa medalha. Estou com uma lesão no braço direito e, nesta final, tive que jogar mais nos contra-ataques”, analisou Lenilson, otimista numa classificação aos Jogos Paralímpicos de Paris.

Florete masculino B

Quem também conquistou sua segunda medalha de ouro na Copa Brasil na tarde desta quarta-feira foi Jovane Guissone, do Paulistano. Campeão da espada B no dia de abertura, o grande nome da paraesgrima brasileira ficou com o ouro no florete B ao bater Maurício Stempniak de Lima, do GNU-RS, por 15-3

“A disputa deste torneio foi muito boa para que pudéssemos testar ações visando o Regional das Américas e a Copa do Mundo. Estou em um novo clube, o Paulistano, e foi bom mudar de rotina. Mas quero agradecer muito à ADFP-PR pelo que fizeram por mim”, disse Jovane, falando também sobre sua expectativa para os Jogos Paralímpicos de Paris:

“Estamos estudando muito os adversários, acompanho muito. Acompanhei tudo do Campeonato Europeu disputado recentemente e estou atualizado. Na esfera mundial, temos dois chineses e um britânico como fortíssimos adversários. Antes de Tóquio, também fiz esse estudo e quero trazer uma medalha também de Paris, não importa a cor que ela seja”, concluiu. 

 Sabre masculino A

Na última competição do dia – e também desta edição de Copa Brasil – disputada nas pistas do CPB, Kevin Damasceno, do GNU-RS ficou com o ouro no sabre A. O título veio com uma vitória por 15-11 sobre Alex Sandro Souza, do Pinheiros-SP.

“Durante a competição eu estava ansioso, mas consegui controlar a ansiedade nesta final e consegui conquistar o título. Agora é treinar cada vez mais, pensando nos próximos desafios”, disse Kevin, que para chegar à decisão precisou derrotar seu pai, Fabio Damasceno, na fase semifinal.

Programação

Concluída a 1ª Copa Brasil de Paraesgrima, é a vez do Campeonato Brasileiro de Paresgrima – igualmente sob a chancela da CBE. A competição, por equipes, será disputada nesta quinta-feira (21), também no CPB, em São Paulo. Os combates ocorrerão com florete masculino e espada feminino.

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)
Atendimento: Nelson Ayresnelson@fatoeacao.com

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support