No Torneio Nacional Juvenil, Laura Correia e Ana Beatriz Fraga venceram, respectivamente, na espada e no sabre
Paulo Rocha – Fato&Ação Comunicação
Assessoria de Imprensa da CBE
No dia inaugural do Torneio Nacional Adulto Cidade de São Paulo, o florete masculino foi a primeira arma a ter seu campeão definido: Pedro Marostega. Nesta sexta-feira (5), o atleta do Grêmio Náutico União-RS faturou a medalha de ouro ao derrotar Paulo Morais, do Tênis Clube Paulista-SP, no duelo decisivo.
Já no Torneio Nacional Juvenil, também organizado pela CBE e igualmente disputado nas pistas do Círculo Militar-SP, dois títulos femininos foram conquistados. Um por Laura Correia (Paulistano-SP), na espada; outro por Ana Beatriz Fraga (Pinheiros-SP), no sabre.
A decisão do florete masculino no Torneio Nacional Cidade de São Paulo foi disputada entre Paulo Morais e Pedro Marostega, respectivamente vice-líder e quarto colocado no ranking nacional da arma. Uma final à altura de uma grande competição, reunindo dois fortes candidatos ao título.
O confronto decisivo foi disputado em alto nível, com alternância de boas ações. Inclusive, a arbitragem de vídeo foi solicitada várias vezes por ambos os atletas. O equilíbrio se manteve até o momento em que Marostega se impôs, abriu vantagem e fechou em 15-11, faturando o título.
“Foi um bom dia. Estive tranquilo desde a pule e fui vencendo os jogos. A final com o Paulo foi um grande duelo. Me programei para conquistar esse título e consegui, deu tudo certo”, declarou Pedro Marostega, que neste sábado (6) competirá também na espada.
Juvenis
O Torneio Nacional Juvenil teve prosseguimento nesta sexta-feira, com as disputas individuais femininas da espada e do sabre. Laura Correia (Paulistano) e Ana Beatriz Fraga (Pinheiros) foram as campeãs nas respectivas armas.
Na espada, a competição foi de ótimo nível técnico. E o título ficou com Laura Correia, do Paulistano, que bateu Aydée Dias, da Academia Mestre Kato-PR, por 15-7 no jogo que valeu a medalha de ouro.
“Gostei do meu resultado, joguei muito bem. Eu e Aydée jogamos uma contra a outra desde o sub-13, foi uma boa final. Domingo vou jogar o adulto e, quem sabe, vem mais uma medalha”, comemorou Laura.
A final do sabre, por sua vez, foi jogada por rivais acostumadas a protagonizar confrontos decisivos: Ana Beatriz Fraga, do Pinheiros, e Stella Santos, do Paulistano. Após um acirrado duelo, Ana Beatriz venceu pelo placar de 15-11 e garantiu o título de campeã.
“A Stella fez um grande jogo e valorizou minha vitória. Estamos sempre decidindo títulos e alternando conquistas. Foi uma final muito difícil, os pontos precisaram ser bem trabalhados”, disse a talentosa Ana Beatriz, de apenas 14 anos de idade.
Programação
Neste sábado (6), no Círculo Militar, ocorre a continuidade do Torneio Nacional Adulto Cidade de São Paulo. As armas do dia serão a espada e o sabre masculino e o florete feminino – nesta última, das pules ao quadro de 32, a disputa será na sala de esgrima do EC Pinheiros.
FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO
Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)
Atendimento: Nelson Ayres – [email protected]