O time brasileiro masculino do sabre conquistou, nesta terça-feira (9), o título na disputa por equipes do Campeonato Sul-Americano de Esgrima 2025, Medellín, na Colômbia. Esta foi a oitava medalha do Brasil na competição, após o ouro de Laura Correia, prata de Ana Beatriz Fraga e os bronzes de Erico Patto, Enrico Pezzi, Camila Vieira, Stella Santos e Matheus Brandt.
O Brasil foi representado por Henrique Garrigos, Erico Patto, Bruno Pekelman e Enrico Pezzi na disputa por equipes do sabre masculino. Melhor ranqueado no torneio, o time brasileiro pegou ‘bye’ na primeira ordada e avançou direto para as semifinais. Lá, derrotou a equipe da Argentina por 45 a 44 e avançou para a grande decisão.
Na final, o duelo foi contra o Chile. Pelkeman abriu os caminhos vencendo Roberto Estay por 5 a 3. Em seguida, foi a vez de Pezzi aumentar a vantagem ao derrotar Ignacio Manuel Jara por 5 a 2. Garrigos repetiu o feio do colega e também venceu por 5 a 2 diante do chileno Matías Gaspar. Novamente na pista, Enrico Pezzi triunfou sobre Estay por 5 a 4 e deixou o placar em 20 a 11 para o Brasil.
A equipe chilena ameaçou uma reação na metade final da decisão e emparelhou as disputas. Bruno Pelkeman e Matías Gaspar empataram em 5 a 5. Henrique Garrigos venceu Ignacio Manuel Jara por 5 a 4. Pezzi e Gaspar empataram em 5 a 5. O chileno Roberto Estay, então, obteve uma grande vitória sobre Garrigos por 9 a 5 e diminuiu o placar para 40 a 34. No entanto, Pelkeman triunfou por 5 a 1 diante de Jara e definiu a vitória brasileira por 45 a 35.