Brasil conquista mais duas medalhas no Sul-Americano de Esgrima

Ana Beatriz Fraga, Luana Pekelman, Karina Trois e Camila Vieira terminaram com a prata continental

Ana Beatriz Fraga, Luana Pekelman, Karina Trois e Camila Vieira terminaram com a prata continental na disputa do sabre por equipes feminino (CBE/Divulgação)

Assessoria de Comunicação da CBE

O Brasil conquistou mais dois pódios nesta quarta-feira (10) na edição de 2025 do Campeonato Sul-Americano de Esgrima. O dia começou com a disputa na espada feminina adulta com oito representantes e a medalha de bronze de Victoria Vizeu. Já no florete masculino, o país esteve em ação com quatro atletas e três deles alcançaram a fase de oitavas de final como melhor resultado. Por fim, no sabre feminino por equipes, Ana Beatriz Fraga, Luana Pekelman, Karina Trois e Camila Vieira terminaram com a prata continental.

Pódio prateado

O time brasileiro do sabre feminino entrou em ação no final da tarde e conquistou o melhor resultado do dia. Ana Beatriz Fraga, Luana Pekelman, Karina Trois e Camila Vieira ganharam a medalha de prata do Sul-Americano de Esgrima adulto na disputa por equipes da arma. Elas combateram pela primeira vez nesta quarta contra o Chile e venceram Florencia Riffo, Karen Soto, Beatriz Pinilla e Trinidad Corta, por 45 a 24. Luana Pekelman venceu os três duelos que fez, enquanto Ana Beatriz Fraga ganhou dois e Karina Trois completou o trio com um triunfo.

Na decisão do Sul-Americano, o time do Brasil teve pela frente a Colômbia e acabou superado por 45 a 32. Karina Trois, Camila Vieira e Luana Pekelman foi o trio de brasileiras que competiu contra Maria Fernanda Rodriguez, María Angelica Narvaez e Valentina Rojas. Luana Pekelman esteve em ação três vezes e levou a melhor em dois jogos. Ela fez 8 a 5 nos dois combates que ganhou contra Maria Fernanda Rodriguez e María Angelica Narvaez.

Bronze de Victoria Vizeu

Oito brasileiras atuaram na espada feminina adulta do Sul-Americano e todas elas superaram a fase de poules. Victoria Vizeu foi quem avançou com a melhor campanha, na terceira posição. Laura Correia passou com o quinto desempenho, seguida por Marcela Silva, sétima, Renata Zetterman, 18ª, Catarina El Murr, 29ª, Aydee Dias, 33ª, Laura El Murr, 34ª, e Pietra Teixeira, 42ª. Na primeira rodada eliminatória, seis atletas do Brasil se deram bem diante de suas adversárias e garantiram vaga para a etapa seguinte.

As duas que se despediram da competição continental foram Aydee Dias, superada pela colombiana Maria Vasquez (15 x 12), e Laura El Murr,que sofreu revés para a equatoriana Maria Veja (15 x 7). As três que levaram a melhor nos combates foram Catarina El Murr, Pietra Teixeira e Renata Zetterman. A primeira delas ganhou da uruguaia Alejandra Papuchi (15 x 12). Já a segunda despachou a panamenha Maria Benedito, em duelo equilibrado, por 15 a 14. Para completar, a terceira bateu a uruguaia Sofia Ponte: 15 a 5.

Classificadas direto, Laura Correia, Victoria Vizeu e Marcela Silva entraram em ação apenas na segunda etapa eliminatória. E as três se garantiram nas oitavas de final juntamente com Renata Zetterman, com Pietra Teixeira e Catarina El Murr dando adeus. Laura Correia fez 15 a 8 em Adriana Cedrez, do Uruguai. Victoria Vizeu e Marcela Silva marcaram 15 a 9 na panamenha Valeria Lezcano e na colombiana Ivana Jimenez, respectivamente. Já Renata Zetterman sofreu, mas passou fazendo 15 a 14 em cima da peruana Ana Paula Alvarez.

Entre as 16 melhores, o trio formado por Laura Correia, Victoria Vizeu e Marcela Silva seguiram no Sul-Americano garantindo vaga nas quartas. Nas oitavas, Laura bateu Ignacia Guzman, do Chile (15 x 7), Victoria superou Analía Canales, igualmente chilena (15 x 10) e Marcela marcou 15 a 9 diante de Susana Aldana, da Colômbia. No entanto, Renata Zetterman acabou superada pela peruana Maria Luisa Calderon: 15 a 2. Depois disso, apenas Victoria Vizeu seguiu adiante ao derrotar a colombiana Laskmi Olarte: 15 a 11.

Laura Correia se despediu contra a chilena Paula Del Campo (15 x 12) e Marcela Silva deu adeus diante da peruana Maria Luisa Calderon (15 x 8). Na briga por vaga na decisão, Victoria Vizeu teve pela frente Maria Luisa Calderon, do Peru, algoz de outras duas brasileiras. A atleta peruana esteve inspirada no combate e se garantiu na disputa do ouro anotando 15 a 4.

Victoria Vizeu ganhou o bronze no Sul-Americano na espada feminina
Victoria Vizeu ganhou o bronze no Sul-Americano na espada feminina (Foto: CBE/Divulgação)

Masculino com três brasileiros nas oitavas

Jerônimo Machado, Pedro Marostega, Ricardo Pacheco e Guilherme Vianna representaram o Brasil no florete masculino adulto no Sul-Americano de Esgrima. Ricardo passou a fase de poules com a 3ª melhor campanha, seguido por Pedro (9º), Jerônimo (29º) e Guilherme (32º). Nos primeiros jogos eliminatórios, Guilherme Viana fez 15 a 4 em cima do venezuelano Carlos Ladera, com os outros três avançando direto para a segunda fase de mata-mata. Com revés por 15 a 6 para o colombiano Alejandro Camacho, Jerônimo Machado encerrou participação.

Apesar disso, o Brasil seguiu com representantes com três nas oitavas. Pedro Marostega fez 15 a 7 diante de Isaac Ariza, do Peru, enquanto Guilherme Viana anotou 15 a 12 no chileno Leopoldo Roman e Ricardo Pacheco bateu o argentino Gerónimo Kellemberger com placar de 15 a 8. Já na briga por vaga nas quartas, o trio de compatriotas ficou pelo caminho. Guilherme Viana acabou superado pelo chileno David Sirriya (15 x 4), assim como Pedro Marostega pelo colombiano Isaac Guerrero (15 x 11) e Ricardo Pacheco pelo peruano Renzo Fukuda (15 x 10).

Ir para o conteúdo