Bia Bulcão e Henrique Garrigós abrem o 94º Campeonato Brasileiro Interclubes com títulos no florete e no sabre

Torneio Nacional Cadete teve igualmente o seu dia inicial de disputa em Curitiba-PR, com Ana Beatriz Fraga campeã no sabre

Bia Bulcão (E) venceu a Ana Toldo na decisão do florete feminino em Curitiba (PR). Foto: Rosele Sanchotene

Fato&Ação Comunicação

Assessoria de Imprensa da CBE

Nesta quarta-feira (12), dia inicial de disputa do 94º Campeonato Brasileiro Interclubes adulto, em Curitiba-PR, foram conhecidos os dois primeiros campeões da competição: Bia Bulcão, do Pinheiros-SP, no florete feminino, e Henrique Garrigós, do Paulistano-SP, no sabre masculino.

Também nas pistas do Clube Curitibano e igualmente sob a chancela da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE), começou a disputa do Torneio Nacional Cadete (sub-17). O dia inicial teve a competição de sabre feminino, e a campeã foi Ana Beatriz Fraga, do Pinheiros-SP.

Bia Bulcão é campeã invicta no florete

A medalha de ouro no florete feminino ficou com Bia Bulcão, do Pinheiros-SP. Em sua trajetória rumo a mais um título brasileiro, Bia superou as pules de forma invicta. Depois, derrotou Samara Silva (Paulistano) por 15 a 8 e, em seguida Gabriela Vianna (Pinheiros) por 15 a 9, se classificando para disputar as semifinais.

Na fase semifinal, jogou com intensidade e bateu por 15 a 11 Stella Farias (Tênis Clube Paulista-SP). Já Ana Toldo perdia por 2 a 8, mas reagiu, conseguiu uma virada sensacional e venceu por 15 a 10 Mariana Pistoia, sua companheira de clube no Grêmio Náutico União-RS, atleta classificada para os Jogos Olímpicos de Paris e que era apontada como favorita ao título da etapa.

Bia e Ana decidiriam o título. A final foi jogada com bastante intensidade. Desta vez, contudo, Ana Toldo não conseguiu surpreender Bia Bulcão, que encaixou seu jogo, triunfou por 15 a 3 e conquistou o ouro – Ana levou a prata. Mariana Pistoia e Stella Farias ficaram com as medalhas de bronze.

“Estive tranquila na semifinal e na final, apesar de ter me sentido um pouco mal na noite passada. Mas me recuperei e, na hora dos combates, consegui desempenhar bem”, disse a experiente Bia Bulcão.

Henrique Garrigós fatura o sabre masculino

Garrigós comemora a vitória sobre Pekelman no sabre, fomentando uma sadia rivalidade. Foto: Rosele Sanchotene

Henrique Garrigós voltou a sagrar-se campeão brasileiro do sabre masculino. Para chegar ao título, venceu todos os seus jogos na pule e também os adversários que vieram na chave principal. Os dois primeiros foram Pedro Parreira (Romão Gomes Esgrima-MG), batido por 15 a 2, e Vitor Moura (Comissão de Esportes do Exército-RJ), por 15 a 4.

As semifinais tiveram duelos de companheiros de clube: Bruno Pekelman contra Matheus Becker (ambos do Pinheiros) e Renato Saliba contra Henrique Garrigós (atletas do Paulistano). Pekelman e Garrigós venceram seus duelos por 15 a 13 e 15 a 4, respectivamente, e se credenciaram a decidir o título.

A decisão entre Henrique Garrigós e Bruno Pekelman foi mais um capítulo da grande rivalidade paulista na esgrima, entre Paulistano e Pinheiros. Garrigós atuou de forma ofensiva e abriu vantagem, apesar do empenho de Pekelman, que não se intimidou.

No fim, Henrique Garrigós venceu por 15 a 9 e faturou o título. Bruno Pekelman ficou com a prata, enquanto Matheus Becker (Pinheiros) e Renato Saliba (Paulistano) levaram as medalhas de bronze.

“Adoro jogar contra o Bruno, é sempre um jogão. Já fizemos muitas finais. Foi uma competição boa, eu não competia desde o Pré-Olímpico e estava ansioso para jogar. O sabre pede que estejamos 100% na parte física, pois tem muita explosão. É preciso estar sempre ágil, atento”, analisou o campeão.

Torneio Nacional Cadete

Ana Beatriz Fraga (E) precisou de resiliência para virar a final contra Camila Vieira, em Curitiba (PR). Foto: Rosele Sanchotene

O Torneio Nacional Cadete (sub-17) também teve seu início nesta quarta-feira (12), nas pistas do Clube Curitibano, com a disputa do sabre feminino. E Ana Beatriz Fraga, do Pinheiros-SP, confirmou seu favoritismo, subindo ao lugar mais alto do pódio com 100% de aproveitamento.

Em grande forma, Ana Beatriz venceu todos seus duelos nas pules. Bye no quadro de 16, superou por 15 a 8 Laís Tosta (Baldin Esgrima-SP) no quadro de 8. Na semifinal, bateu Laura Quevedo (Lindoia-RS) por 15 a 12 num duelo equilibrado, no qual precisou reverter uma desvantagem de cinco pontos.

A decisão foi contra Camila Vieira, do Paulistano-SP. Ana Beatriz Fraga impôs seu ritmo e venceu a partida por 15 a 7, acrescentando mais um título à sua coleção. Camila ficou com a prata, enquanto Carolina Szász (Paulistano-SP) e Laura Quevedo (Lindoia-RS) levaram as medalhas de bronze.

“Foi uma competição difícil, todas as adversárias são muito fortes. Na semifinal, cheguei a ficar cinco pontos atrás, mas graças ao trabalho que tenho realizado, tanto técnico quanto psicológico, mantive o foco e tive forças para reagir e virar”, declarou Ana Beatriz.

Programação
Neta quinta-feira (13) segue a disputa do Campeonato Brasileiro Interclubes. Entram nas pistas do Clube Curitibano os atletas para disputas individuais (espada feminino) e pro equipes (sabre masculino e florete feminino). Já pelo Torneio Nacional Cadete, os duelos, individuais, serão de florete masculino.

Transmissão
O canal da CBEsgrima TV (https://www.youtube.com/cbesgrima) transmite a competição e o Canal Olímpico do Brasil (https://www.canalolimpicodobrasil.com.br/) mostra ao vivo as semifinais e finais.

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)
Atendimento: Nelson Ayres[email protected]
Pular para o conteúdo