Skip to main content

Torneio Nacional Cadete teve igualmente o seu dia inicial de disputa em Curitiba-PR, com Ana Beatriz Fraga campeã no sabre

Bia Bulcão (E) venceu a Ana Toldo na decisão do florete feminino em Curitiba (PR). Foto: Rosele Sanchotene

Fato&Ação Comunicação

Assessoria de Imprensa da CBE

Nesta quarta-feira (12), dia inicial de disputa do 94º Campeonato Brasileiro Interclubes adulto, em Curitiba-PR, foram conhecidos os dois primeiros campeões da competição: Bia Bulcão, do Pinheiros-SP, no florete feminino, e Henrique Garrigós, do Paulistano-SP, no sabre masculino.

Também nas pistas do Clube Curitibano e igualmente sob a chancela da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE), começou a disputa do Torneio Nacional Cadete (sub-17). O dia inicial teve a competição de sabre feminino, e a campeã foi Ana Beatriz Fraga, do Pinheiros-SP.

Bia Bulcão é campeã invicta no florete

A medalha de ouro no florete feminino ficou com Bia Bulcão, do Pinheiros-SP. Em sua trajetória rumo a mais um título brasileiro, Bia superou as pules de forma invicta. Depois, derrotou Samara Silva (Paulistano) por 15 a 8 e, em seguida Gabriela Vianna (Pinheiros) por 15 a 9, se classificando para disputar as semifinais.

Na fase semifinal, jogou com intensidade e bateu por 15 a 11 Stella Farias (Tênis Clube Paulista-SP). Já Ana Toldo perdia por 2 a 8, mas reagiu, conseguiu uma virada sensacional e venceu por 15 a 10 Mariana Pistoia, sua companheira de clube no Grêmio Náutico União-RS, atleta classificada para os Jogos Olímpicos de Paris e que era apontada como favorita ao título da etapa.

Bia e Ana decidiriam o título. A final foi jogada com bastante intensidade. Desta vez, contudo, Ana Toldo não conseguiu surpreender Bia Bulcão, que encaixou seu jogo, triunfou por 15 a 3 e conquistou o ouro – Ana levou a prata. Mariana Pistoia e Stella Farias ficaram com as medalhas de bronze.

“Estive tranquila na semifinal e na final, apesar de ter me sentido um pouco mal na noite passada. Mas me recuperei e, na hora dos combates, consegui desempenhar bem”, disse a experiente Bia Bulcão.

Henrique Garrigós fatura o sabre masculino

Garrigós comemora a vitória sobre Pekelman no sabre, fomentando uma sadia rivalidade. Foto: Rosele Sanchotene

Henrique Garrigós voltou a sagrar-se campeão brasileiro do sabre masculino. Para chegar ao título, venceu todos os seus jogos na pule e também os adversários que vieram na chave principal. Os dois primeiros foram Pedro Parreira (Romão Gomes Esgrima-MG), batido por 15 a 2, e Vitor Moura (Comissão de Esportes do Exército-RJ), por 15 a 4.

As semifinais tiveram duelos de companheiros de clube: Bruno Pekelman contra Matheus Becker (ambos do Pinheiros) e Renato Saliba contra Henrique Garrigós (atletas do Paulistano). Pekelman e Garrigós venceram seus duelos por 15 a 13 e 15 a 4, respectivamente, e se credenciaram a decidir o título.

A decisão entre Henrique Garrigós e Bruno Pekelman foi mais um capítulo da grande rivalidade paulista na esgrima, entre Paulistano e Pinheiros. Garrigós atuou de forma ofensiva e abriu vantagem, apesar do empenho de Pekelman, que não se intimidou.

No fim, Henrique Garrigós venceu por 15 a 9 e faturou o título. Bruno Pekelman ficou com a prata, enquanto Matheus Becker (Pinheiros) e Renato Saliba (Paulistano) levaram as medalhas de bronze.

“Adoro jogar contra o Bruno, é sempre um jogão. Já fizemos muitas finais. Foi uma competição boa, eu não competia desde o Pré-Olímpico e estava ansioso para jogar. O sabre pede que estejamos 100% na parte física, pois tem muita explosão. É preciso estar sempre ágil, atento”, analisou o campeão.

Torneio Nacional Cadete

Ana Beatriz Fraga (E) precisou de resiliência para virar a final contra Camila Vieira, em Curitiba (PR). Foto: Rosele Sanchotene

O Torneio Nacional Cadete (sub-17) também teve seu início nesta quarta-feira (12), nas pistas do Clube Curitibano, com a disputa do sabre feminino. E Ana Beatriz Fraga, do Pinheiros-SP, confirmou seu favoritismo, subindo ao lugar mais alto do pódio com 100% de aproveitamento.

Em grande forma, Ana Beatriz venceu todos seus duelos nas pules. Bye no quadro de 16, superou por 15 a 8 Laís Tosta (Baldin Esgrima-SP) no quadro de 8. Na semifinal, bateu Laura Quevedo (Lindoia-RS) por 15 a 12 num duelo equilibrado, no qual precisou reverter uma desvantagem de cinco pontos.

A decisão foi contra Camila Vieira, do Paulistano-SP. Ana Beatriz Fraga impôs seu ritmo e venceu a partida por 15 a 7, acrescentando mais um título à sua coleção. Camila ficou com a prata, enquanto Carolina Szász (Paulistano-SP) e Laura Quevedo (Lindoia-RS) levaram as medalhas de bronze.

“Foi uma competição difícil, todas as adversárias são muito fortes. Na semifinal, cheguei a ficar cinco pontos atrás, mas graças ao trabalho que tenho realizado, tanto técnico quanto psicológico, mantive o foco e tive forças para reagir e virar”, declarou Ana Beatriz.

Programação
Neta quinta-feira (13) segue a disputa do Campeonato Brasileiro Interclubes. Entram nas pistas do Clube Curitibano os atletas para disputas individuais (espada feminino) e pro equipes (sabre masculino e florete feminino). Já pelo Torneio Nacional Cadete, os duelos, individuais, serão de florete masculino.

Transmissão
O canal da CBEsgrima TV (https://www.youtube.com/cbesgrima) transmite a competição e o Canal Olímpico do Brasil (https://www.canalolimpicodobrasil.com.br/) mostra ao vivo as semifinais e finais.

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)
Atendimento: Nelson Ayresnelson@fatoeacao.com
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support