A brasileira Ana Beatriz Bulcão garantiu nesta quarta-feira (24) sua vaga no quadro principal do florete feminino no Campeonato Mundial de Esgrima 2025, disputado em Tbilisi, na Geórgia. Ela foi a única representante do país a avançar no dia dedicado às fases preliminares do florete feminino e do sabre masculino. Bia venceu cinco de suas seis partidas nas poules e ainda superou uma eliminatória para confirmar sua presença entre as 64 melhores do mundo. Sua próxima adversária será a italiana Arianna Errigo, quarta colocada no ranking mundial. As duas se enfrentaram uma única vez, em 2014, com vitória da esgrimista europeia por 15 a 3.
O desafio de Bia Bulcão
A adversária de Bia Bulcão no quadro de 64 é experiente, tem 37 anos, foi medalhista de prata nos Jogos Olímpicos de Londres-2012 e tem dez medalhas individuais em Mundiais: duas de ouro (2013 e 2014), três de prata (2010, 2022 e 2023) e cinco de bronze (2009, 2015, 2017, 2018 e 2019). Apesar do currículo da rival, a brasileira vive ótima fase e já mostrou esse ano que pode enfrentar de igual para igual qualquer adversária.
Bia Bulcão fez confrontos acirradíssimos esse ano contra a canadense Eleanor Harvey, de 21 anos, e um dos principais nomes da nova geração. Atual número 2 do mundo e medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Paris-2024, ela por pouco não foi derrotada duas vezes pela brasileira em 2025. E março, venceu por 10 a 9, na prorrogação, no Grand Prix de Lima, e mês passado venceu por 8 a 6 nas quartas de final do Pan-Americano.
A partida entre Bia Bulcão e Arianna Errigo está marcada está marcada para esta sexta-feira, às 4h15 da manhã, com transmissão ao vivo no site oficial da Federação Internacional de Esgrima. Quem passar do duelo enfrenta a vencedora do confronto entre a russa Marta Martyanova e a chinesa Qianqian Huang.
A classificação de Bia Bulcão
Bia Bulcão teve um desempenho consistente nas poules. Foram três vitórias em seis jogos, o que lhe garantiu o terceiro melhor desempenho de sua chave, com saldo de 22 toques positivos. Na eliminatória preliminar, Bia superou a chinesa Hiu Wai Valerie Cheng por 15 a 9 e avançou à fase principal.
Apesar da enorme diferença de currículo, a brasileira chega em boa fase. No último Pan-Americano, Bia perdeu nas quartas de final para a canadense Eleanor Harvey por 8 a 6. Já no Grand Prix de Lima, também caiu para Harvey, por 10 a 9 na prorrogação — resultados que mostram sua competitividade no mais alto nível.
Mariana Pistoia, Rafaella Gomes e Gabriella Vianna param na fase preliminar
As outras brasileiras do florete feminino não conseguiram avançar ao quadro principal. Mariana Pistoia venceu quatro de suas seis partidas nas poules e se classificou para a fase eliminatória, mas caiu diante da grega Aikaterini-Maria Kontochristopoulou por 15 a 10, terminando em 70º lugar na classificação geral.
Rafaella Gomes e Gabriella Vianna venceram dois duelos cada nas poules e também avançaram às eliminatórias. Rafaella passou pela georgiana Darya Ulasava por 15 a 11, mas foi eliminada na sequência pela ucraniana Alina Poloziuk, por 15 a 10, finalizando sua participação em 96º lugar. Gabriella, por sua vez, caiu na primeira eliminatória: perdeu para a britânica Amelie Tsang por 15 a 6 e terminou na 105ª colocação.
Brasil fica fora do quadro principal no sabre masculino
No sabre masculino, nenhum dos quatro representantes do Brasil conseguiu se classificar ao quadro principal. Marcus Pinto e Vince Liu somaram três vitórias cada e avançaram às eliminatórias, mas ambos foram eliminados.
Liu venceu o georgiano Vakhtangi Archvadze por 15 a 14, mas depois caiu diante do egípcio Ahmed Hesham por 15 a 4, encerrando sua campanha na 95ª posição. Marcus Pinto também foi superado em sua única luta eliminatória, perdendo por 15 a 12 para o chinês Zezhong Zhang. Ele ficou na 102ª colocação geral. Já Erico Patto venceu dois duelos na poule e não avançou, terminando em 117º lugar. Já Renato Saliba só ganhou uma nas poules e terminou em 121º.