Skip to main content

No dia inaugural, Estados Unidos brilham na categoria cadete de espada masculino, florete feminino e sabre masculino, faturando todos os títulos

Garotada do sub-17 fez a festa no primeiro dia do Pan. Foto: Rosele Sanchotene

Paulo Rocha – Fato&Ação Comunicação

Assessoria de Imprensa da CBE

Começou a emoção no Parque Olímpico da Barra. Com duelos acirrados na categoria cadete (sub-17), teve início nesta quinta-feira, na Arena Carioca I, no Rio de Janeiro, o Campeonato Pan-Americano Cadete e Juvenil de Esgrima. Oportunidade de presenciar o talento dos melhores jovens esgrimistas das Américas, que seguirão se defrontando nas pistas do legado olímpico até a próxima terça-feira (27), dia de encerramento da competição.

Neste primeiro dia, foram realizados duelos individuais na categoria cadete – espada masculino, florete feminino e sabre masculino, com destaque para os atletas dos Estados Unidos, que faturaram oito medalhas (três ouros). O Brasil não conseguiu subir ao pódio nestas disputas inaugurais, mas a torcida ficou satisfeita com o empenho mostrado por nossos atletas nas pistas.  A melhor performance verde-amarela foi do espadista Eduardo Gonçalves, que chegou ao quadro de 8 e terminou o torneio na sétima posição.

Espada masculino

Os quatro brasileiros chegaram ao quadro de 32 da espada masculino. Matheus Brandt pegou o colombiano Santiago Gomez; Bernardo Bicalho, o peruano Diego Ensley; Guilherme Dubiel teve como adversário o mexicano Carlos Romero; e Eduardo Gonçalves mediu forças com o venezuelano Dylan Moreno.

Somente Dubiel não conseguiu vaga ao quadro de 16 – foi superado por Carlos Romero por 8-15. Brandt bateu Gomez por 15-4, Bicalho venceu Ensley por 15-12 e Gonçalves derrotou Moreno por 15-11.

Na fase seguinte, o único brasileiro a conseguir classificação ao quadro de 8 foi Eduardo Gonçalves, que derrotou Jorge Garcia Lopez, da Colômbia, por 15-8. Matheus Brandt caiu para Kim Sullivan, dos EUA (10-15) e Bernardo Bicalho para Peter Arkhipov, do Canadá (7-15).

Daniel Chirashnya, dos Estados Unidos, foi o adversário de Eduardo Gonçalves na disputa pelo direito de subir ao pódio. Mas apesar de todo o empenho demonstrado, o brasileiro acabou derrotado por 6-15 e se despediu do torneio, terminando na sétima colocação.

A medalha de ouro na espada masculina foi conquistada por Kim Sullivan, dos EUA. A de prata, ficou com o mexicano Carlos Romero. As de bronze, por sua vez, ficaram com Daniel Chirashnya, dos Estados Unidos, e Victor Enciso Plascencia, do México.

Florete feminino

Após superarem a fase de pules – da qual Julia Grahl e Manuela Tapajós não passaram –, Lívia Burberry e Valentina Basso se classificaram ao quadro de 32 no florete feminino. Suas adversárias foram, respectivamente, Casandra Cruz Placido, do Peru, e Sofia Valencia, da Colômbia. Lívia venceu por 15-5, enquanto Valentina triunfou por 15-6.

No quadro de 16, contudo, as brasileiras foram superadas por fortes adversárias, ambas atletas dos Estados Unidos. Lívia Burberry perdeu para Alileen Mi por 10-15, enquanto Valentina Basso foi derrotada por Mikayla Chusid por 6-15.

Aliás, todo o pódio do florete feminino foi formado por atletas dos Estados Unidos: Mikayla Chusid faturou o ouro; Alileen Mi, a prata; Alexandra Nissinoff e Vivienne Goor levaram as medalhas de bronze.

Sabre masculino

Arthur Wolff e Joaquim Peluso conseguiram classificação à fase de 32 do sabre masculino cadete – José Santos e Samuel Oliveira ficaram nas pules. Os brasileiros, infelizmente, não conseguiram avançar mais na competição: Wolff foi derrotado pelo paraguaio Gonzalo Ruiz Gallardo (14-15) e Peluso sofreu revés para o canadense Lawrence Liu (10-15).

No sabre masculino, o ouro ficou com Luke Vaid, dos Estados Unidos. A medalha de prata foi para seu compatriota, Daniel Lin, e as de bronze para os canadenses Lawrence Liu e Yu Peng Zhang.

Programação

Nesta sexta-feira (23), prossegue nas pistas da Arena Carioca I o Campeonato Pan-Americano Cadete e Juvenil. Novamente serão disputados duelos individuais da categoria cadete, nas seguintes armas: florete masculino, espada feminino e sabre feminino.

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)
Atendimento: Nelson Ayresnelson@fatoeacao.com

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support