Skip to main content

Competição realizada em Porto Alegre foi a última oportunidade no Brasil de somar pontos visando a classificação para o Pré-Olímpico

Karina Trois vibra ao vencer a prova do sabre feminino. Foto: Rosele Sanchotene.

Nelson Ayres e Paulo Rocha – Fato&Ação Comunicação

Assessoria de Imprensa da CBE

As pistas do Grêmio Náutico União, em Porto Alegre-RS, foram palco de esgrima de altíssimo nível neste sábado (14), penúltimo dia do Campeonato Brasileiro Interclubes. E três campeões fizeram a festa do público que prestigiou o evento: Alexandre Camargo, na espada masculino, Mariana Pistoia, no florete feminino e Karina Trois, no sabre feminino. Foi a última competição nacional adulta da temporada 2023. 

Iniciando o Campeonato Brasileiro como primeira colocada no ranking nacional do florete feminino, Bia Bulcão, do Pinheiros-SP, buscava o título para manter a liderança. Já sua oponente na briga pela vaga, Mariana Pistoia, do GNU-RS, que começara a competição com desvantagem de 20 pontos (412 a 432) em relação à rival, estava na frente no ranking olímpico, com reais chances de obter a classificação diretamente. Mas a esperada final entre ambas não aconteceu.

Na semifinal, mostrando ousadia e usando uma boa estratégia, Daphne Becker (GNU-RS) – 6ª colocada no ranking nacional – derrotou Bia por 15-11 e garantiu presença na decisão para enfrentar Mariana Pistoia, sua companheira de clube, que superou Gabriella Vianna (Pinheiros) por 15-3. Uma final gaúcha no florete feminino.

Atual campeã sul-americana da arma, Mariana Pistoia já tinha garantido a liderança no ranking devido ao descarte de pontos de Bia Bulcão, referente ao Brasileiro do ano passado – perdeu os 120 conquistados na ocasião e ficou com os 76 obtidos na edição atual. A gaúcha jogou com sua habitual precisão e venceu Daphne por 15-5, conquistando o título. 

“Estou bem feliz, foi um longo dia. Esperava conquistar esse título jogando em casa, ao lado das pessoas que eu tanto gosto. E dou meus parabéns à Daphne, minha companheira de clube, contra quem joguei a final”, disse Mariana.

Caso não conquiste a vaga diretamente pelo ranking olímpico, Mariana Pistoia está bem encaminhada para disputar o Pré-Olímpico em 2024. Bia Bulcão só conseguirá reverter o quadro se chegar no quadro de 16 em algum evento internacional ou se passar a adversária no ranking olímpico.

Sabre feminino

Separadas por apenas quatro pontos no ranking nacional, respectivamente líder e vice-líder, as sabristas Pietra Chierighini e Karina Trois, ambas do Paulistano, tinham a conquista do Brasileiro como fundamental na luta pela vaga no Pré-Olímpico. Contudo, o chaveamento da competição ocasionou que elas se enfrentassem na semifinal da competição. A outra disputa por um lugar na decisão foi entre Luana Pekelman (Pinheiros) e Luiza Lee (Paulistano).

O combate entre Luana e Luiza (respectivamente terceira e quarta colocadas no ranking) foi muito equilibrado, mas a atleta do Pinheiros levou a melhor e venceu por 15-13. Na outra semifinal, Karina superou Pietra, concorrente pela vaga pré-olímpica, ao triunfar por 15-9. Clássico paulista, Pinheiros x Paulistano, na decisão do sabre feminino.

A final entre Karina Trois e Luana Pekelman foi um jogão, disputado ponto a ponto. Mas Karina foi mais consistente e faturou o ouro, vencendo por 15-12. Com o título, ela manteve em quatro pontos a distância no ranking da arma para a líder Pietra Chierighini, por conta dos descartes. Se chegar a um quadro de 32 de um dos próximos torneios internacionais, Karina soma pontos no ranking nacional – além de ser postulante a uma vaga direta pelo ranking olímpico, na vaga continental.

“Realizei uma preparação muito intensa para essa competição, física e mental, pois eu precisava ganhar. Estava preparada, mas muito nervosa. Me superei a cada toque e foi uma conquista muito importante”, afirmou Karina.

Espada masculino

A espada masculino era a única arma, cuja disputa ocorreu neste sábado, que já tinha a classificação para o Pré-Olímpico definida. E o favorito Alexandre Carmargo (AMK-PR), dono da vaga e primeiro colocado do ranking nacional, reafirmou sua supremacia nas pistas do Grêmio Náutico União ao conquistar mais um título brasileiro. Ele manteve 100% de aproveitamento na temporada, tendo conquistado os cinco títulos nacionais disputados.

Após vencer todos os jogos da pule e dos quadros subsequentes sem sustos, Alexandre Camargo derrotou Richard Grunhauser (Pinheiros) por 15-3, na semifinal, e se classificou para enfrentar Pedro Marostega (GNU-RS) na decisão. E com um triunfo por 15-4, garantiu, como esperado, a medalha de ouro.

“Foi mais um bom resultado, num ano ótimo para mim. Nesta final, enfrentei o Marostega, um adversário especialista no florete, mas que maneja a espada muito bem. Fico feliz com esse título e espero ir bem nos Jogos Pan-Americanos”, afirmou o campeão da espada.

Neste domingo (15), dia de encerramento do Campeonato Brasileiro Interclubes Adulto, em Porto Alegre-RS, serão disputadas as competições por equipes no florete feminino, espada masculino e sabre feminino.

Classificação Olímpica

No ranking olímpico, cada arma e gênero terá pontuação em cinco Copas do Mundo e três Grand Prix, além dos campeonatos zonais como o Pan-Americano (dentro dos continentes) e o Campeonato Mundial. A classificação dos esgrimistas para os Jogos Olímpicos é iniciada pelas equipes. As quatro melhores do ranking olímpico já garantem a vaga em Paris. Após, é feita a classificação de uma equipe por continente, desde que estejam posicionadas entre as 16 melhores do mundo.

Após a classificação das equipes, é a vez da qualificação individual. O melhor atleta de cada continente em seu gênero e arma assegura a vaga. Por fim, é a vez do Pré-Olímpico Continental, que acontece meses antes dos Jogos, já em 2024. No caso, os países que ainda não tiveram um atleta classificado na arma e gênero poderão enviar um atleta para a disputa, onde apenas o campeão carimba o passaporte para a França.

Hall da Fama

Neste sábado (14), durante a disputa do Campeonato Brasileiro Interclubes, no Grêmio Náutico União, foi realizada a cerimônia do Hall da Fama, premiação promovida pela Confederação Brasileira de Esgrima para homenagear figuras que contribuíram para o desenvolvimento da modalidade. Os troféus foram entregues pelo presidente da CBE, Ricardo Machado, aos seguintes homenageados:

  • Categoria Dirigente Esportivo: Gerli dos Santos
  • Categoria Atleta: Guilherme Toldo
  • Categoria Mestre D´Armas: João Antônio da Silva Rosa (in memorian)
  • Categoria Árbitro: Eduardo Romão Gomes

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)
Atendimento: Nelson Ayresnelson@fatoeacao.com

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support