Alexandre Camargo, Mariana Pistoia e Karina Trois faturam ouro no Campeonato Brasileiro Interclubes

Competição realizada em Porto Alegre foi a última oportunidade no Brasil de somar pontos visando a classificação para o Pré-Olímpico

Nelson Ayres e Paulo Rocha – Fato&Ação Comunicação

Assessoria de Imprensa da CBE

As pistas do Grêmio Náutico União, em Porto Alegre-RS, foram palco de esgrima de altíssimo nível neste sábado (14), penúltimo dia do Campeonato Brasileiro Interclubes. E três campeões fizeram a festa do público que prestigiou o evento: Alexandre Camargo, na espada masculino, Mariana Pistoia, no florete feminino e Karina Trois, no sabre feminino. Foi a última competição nacional adulta da temporada 2023. 

Iniciando o Campeonato Brasileiro como primeira colocada no ranking nacional do florete feminino, Bia Bulcão, do Pinheiros-SP, buscava o título para manter a liderança. Já sua oponente na briga pela vaga, Mariana Pistoia, do GNU-RS, que começara a competição com desvantagem de 20 pontos (412 a 432) em relação à rival, estava na frente no ranking olímpico, com reais chances de obter a classificação diretamente. Mas a esperada final entre ambas não aconteceu.

Na semifinal, mostrando ousadia e usando uma boa estratégia, Daphne Becker (GNU-RS) – 6ª colocada no ranking nacional – derrotou Bia por 15-11 e garantiu presença na decisão para enfrentar Mariana Pistoia, sua companheira de clube, que superou Gabriella Vianna (Pinheiros) por 15-3. Uma final gaúcha no florete feminino.

Atual campeã sul-americana da arma, Mariana Pistoia já tinha garantido a liderança no ranking devido ao descarte de pontos de Bia Bulcão, referente ao Brasileiro do ano passado – perdeu os 120 conquistados na ocasião e ficou com os 76 obtidos na edição atual. A gaúcha jogou com sua habitual precisão e venceu Daphne por 15-5, conquistando o título. 

“Estou bem feliz, foi um longo dia. Esperava conquistar esse título jogando em casa, ao lado das pessoas que eu tanto gosto. E dou meus parabéns à Daphne, minha companheira de clube, contra quem joguei a final”, disse Mariana.

Caso não conquiste a vaga diretamente pelo ranking olímpico, Mariana Pistoia está bem encaminhada para disputar o Pré-Olímpico em 2024. Bia Bulcão só conseguirá reverter o quadro se chegar no quadro de 16 em algum evento internacional ou se passar a adversária no ranking olímpico.

Sabre feminino

Separadas por apenas quatro pontos no ranking nacional, respectivamente líder e vice-líder, as sabristas Pietra Chierighini e Karina Trois, ambas do Paulistano, tinham a conquista do Brasileiro como fundamental na luta pela vaga no Pré-Olímpico. Contudo, o chaveamento da competição ocasionou que elas se enfrentassem na semifinal da competição. A outra disputa por um lugar na decisão foi entre Luana Pekelman (Pinheiros) e Luiza Lee (Paulistano).

O combate entre Luana e Luiza (respectivamente terceira e quarta colocadas no ranking) foi muito equilibrado, mas a atleta do Pinheiros levou a melhor e venceu por 15-13. Na outra semifinal, Karina superou Pietra, concorrente pela vaga pré-olímpica, ao triunfar por 15-9. Clássico paulista, Pinheiros x Paulistano, na decisão do sabre feminino.

A final entre Karina Trois e Luana Pekelman foi um jogão, disputado ponto a ponto. Mas Karina foi mais consistente e faturou o ouro, vencendo por 15-12. Com o título, ela manteve em quatro pontos a distância no ranking da arma para a líder Pietra Chierighini, por conta dos descartes. Se chegar a um quadro de 32 de um dos próximos torneios internacionais, Karina soma pontos no ranking nacional – além de ser postulante a uma vaga direta pelo ranking olímpico, na vaga continental.

“Realizei uma preparação muito intensa para essa competição, física e mental, pois eu precisava ganhar. Estava preparada, mas muito nervosa. Me superei a cada toque e foi uma conquista muito importante”, afirmou Karina.

Espada masculino

A espada masculino era a única arma, cuja disputa ocorreu neste sábado, que já tinha a classificação para o Pré-Olímpico definida. E o favorito Alexandre Carmargo (AMK-PR), dono da vaga e primeiro colocado do ranking nacional, reafirmou sua supremacia nas pistas do Grêmio Náutico União ao conquistar mais um título brasileiro. Ele manteve 100% de aproveitamento na temporada, tendo conquistado os cinco títulos nacionais disputados.

Após vencer todos os jogos da pule e dos quadros subsequentes sem sustos, Alexandre Camargo derrotou Richard Grunhauser (Pinheiros) por 15-3, na semifinal, e se classificou para enfrentar Pedro Marostega (GNU-RS) na decisão. E com um triunfo por 15-4, garantiu, como esperado, a medalha de ouro.

“Foi mais um bom resultado, num ano ótimo para mim. Nesta final, enfrentei o Marostega, um adversário especialista no florete, mas que maneja a espada muito bem. Fico feliz com esse título e espero ir bem nos Jogos Pan-Americanos”, afirmou o campeão da espada.

Neste domingo (15), dia de encerramento do Campeonato Brasileiro Interclubes Adulto, em Porto Alegre-RS, serão disputadas as competições por equipes no florete feminino, espada masculino e sabre feminino.

Classificação Olímpica

No ranking olímpico, cada arma e gênero terá pontuação em cinco Copas do Mundo e três Grand Prix, além dos campeonatos zonais como o Pan-Americano (dentro dos continentes) e o Campeonato Mundial. A classificação dos esgrimistas para os Jogos Olímpicos é iniciada pelas equipes. As quatro melhores do ranking olímpico já garantem a vaga em Paris. Após, é feita a classificação de uma equipe por continente, desde que estejam posicionadas entre as 16 melhores do mundo.

Após a classificação das equipes, é a vez da qualificação individual. O melhor atleta de cada continente em seu gênero e arma assegura a vaga. Por fim, é a vez do Pré-Olímpico Continental, que acontece meses antes dos Jogos, já em 2024. No caso, os países que ainda não tiveram um atleta classificado na arma e gênero poderão enviar um atleta para a disputa, onde apenas o campeão carimba o passaporte para a França.

Hall da Fama

Neste sábado (14), durante a disputa do Campeonato Brasileiro Interclubes, no Grêmio Náutico União, foi realizada a cerimônia do Hall da Fama, premiação promovida pela Confederação Brasileira de Esgrima para homenagear figuras que contribuíram para o desenvolvimento da modalidade. Os troféus foram entregues pelo presidente da CBE, Ricardo Machado, aos seguintes homenageados:

  • Categoria Dirigente Esportivo: Gerli dos Santos
  • Categoria Atleta: Guilherme Toldo
  • Categoria Mestre D´Armas: João Antônio da Silva Rosa (in memorian)
  • Categoria Árbitro: Eduardo Romão Gomes

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)
Atendimento: Nelson Ayres[email protected]

 

 

Pular para o conteúdo