Paulistano domina finais femininas contra o Pinheiros e conquista títulos no sabre e na espada

O Paulistano se sobressaiu na estreia do Campeonato Brasileiro Interclubes (CBI) Adulto por Equipes, realizada nesta sexta-feira (31) no Jaraguá Country Club, em Belo Horizonte. A equipe paulista conquistou os títulos do sabre e da espada feminina ao derrotar o Pinheiros nas decisões. No florete masculino, o Tênis Clube Paulista superou o GNU e garantiu o ouro.

Pinheiros e CAP Paulistano protagonizaram a final da espada feminina por equipes. Pelo Pinheiros, Maria Luisa Calderon, Naomi Ikuno, Marcela Silva e Ana Beatriz Cavalieri estrearam com vitória por 45 a 24 na semifinal contra o CAP Paulistano 2. Já o CAP Paulistano 1, formado por Victoria Vizeu, Renata Zettermann e Mariana Melo, superou a Esgrima Rapier nas quartas de final e, em seguida, venceu o AMK Mestre Kato, que ficou com o terceiro lugar, para garantir vaga na decisão.

Valendo o título, a disputa entre as equipes paulistas foi equilibrada do início ao fim, com a liderança alternando diversas vezes. O Paulistano começou melhor, abrindo apenas um toque de vantagem após as duas primeiras partidas. Na sequência, Marcela Silva colocou o Pinheiros à frente, mas Victoria Vizeu devolveu a liderança para a equipe vermelha. Nas últimas rodadas, o placar seguiu apertado, com 34 a 34 e depois 37 a 37, até que Renata Zettermann, do Paulistano, venceu Maria Luisa Calderon por 5 a 4, garantindo a vitória e o título por apenas um toque de diferença: 42 a 41.

No sabre feminino, a final voltou a ser entre Pinheiros e Paulistano. Com apenas três equipes na disputa, o Pinheiros venceu o Paulistano 2 na semifinal, enquanto o Paulistano estreou direto na decisão. Na luta pelo ouro, o trio do Pinheiros, formado por Ana Beatriz Fraga, Luana Pekelman e Maria Peluso, manteve a liderança durante boa parte do confronto, mas o Paulistano, com Camila Vieira, Karina Trois e Luiza Lee, reagiu na reta final e garantiu a vitória por 45 a 39.

Na única disputa masculina do dia, o Tênis Clube Paulista conquistou o título ao vencer o GNU por 45 a 40 na final. O time gaúcho começou melhor, liderando por 22 a 20 até a metade da partida, mas a equipe de São Paulo, formada por Paulo Morais, Augusto Servello e Franco Marchetti, reagiu, reduziu a diferença e virou o placar para garantir a vitória.

Antes disso, o Tênis Clube Paulista eliminou o Pinheiros ao vencer por 45 a 33 na semifinal, enquanto o GNU superou o Paulistano. Na disputa pelo bronze, o Paulistano levou a melhor sobre o Pinheiros e garantiu o troféu.

Ir para o conteúdo