Os primeiros títulos do Cadete ficaram com Marcus Pinto, Mariana Melo, Luiz Foschini e Ana Beatriz Fraga

Assessoria de Comunicação da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)

No segundo dia do Torneio Nacional Cidade de Curitiba, foram definidos os últimos campeões da categoria Pré-cadete, com os títulos de Pedro Louzada, na espada masculina, e Giulia Santos, no florete feminino. Além disso, nesta sexta-feira (16), começaram as disputas da categoria Cadete, que teve como campeões Marcus Pinto e Ana Beatriz Fraga no sabre, além de Mariana Melo na espada.

Sabre masculino Cadete –  

O primeiro campeão da categoria cadete foi Marcus Pinto. Após vencer três jogos na fase de poules, avançou como o quinto colocado. Na fase eliminatória, superou Igor Moraes na estreia e, em seguida, venceu Joaquim Peluso nas quartas de final.

Para conquistar seu segundo título no Torneio Nacional Cidade de Curitiba, Marcus Pinto venceu seu companheiro de equipe Henry Douglas por 15 a 9 na final. As medalhas de bronze ficaram com Vince Pastore, do Baldin Esgrima, que foi derrotado na semifinal pelo campeão, e com Enrico Melián.

“Quando a gente conhece o adversário, sabe o que ele vai fazer, mas ele também sabe o que a gente vai fazer, então é preciso inovar,” disse o campeão.

Espada feminina Cadete – 

Assim como no sabre masculino, Mariana Melo, campeã da espada feminina, perdeu apenas um jogo na fase de poules. Para conquistar o título, venceu Lais Rossa, do Mestre Kato, na final por 15 a 8. 

“Ela estava esperando eu avançar, e eu também esperava algumas vezes, mas quando eu tinha confiança no meu ataque, ia para a frente. Essa foi uma das minhas estratégias no primeiro tempo. No final do segundo e no terceiro tempo, tentei jogar com mais calma na minha área”, afirmou a campeã.

Na semifinal, Mariana Melo superou Pietra Brazolin e, nas quartas de final, derrotou Vitória Macedo em um duelo acirrado por 15 a 14. As medalhas de bronze ficaram com Pietra Brazolin e Anne Driesen, ambas do Pinheiros.

Florete masculino Cadete –

Com uma campanha invicta, Luiz Foschini teve desempenho perfeito nas poules e avançou direto para as quartas de final, onde venceu Felipe Confortin por 15 a 5. Na semifinal, superou Álvaro Kalleby, campeão do pré-cadete, com o placar de 15 a 9. Na decisão, garantiu o título com uma vitória tranquila sobre Fernando Melian por 15 a 4. Com Álvaro, Felipe Reichow, do GNU, completou o pódio na terceira colocação.

“Hoje me senti bem, foi um dia fluído. Apesar de alguns combates mais ou menos, consegui entrar no ritmo e chegar à final”, comentou o líder do ranking nacional.

Sabre feminino Cadete –

Campeã do sabre feminino, Ana Beatriz Fraga, do Pinheiros, dominou a final contra Camila Vieira, do Paulistano, com uma vitória por 15 a 5. Na semifinal, superou Gabriela Ohana, e, nas quartas de final, venceu Nina Yamashita, também por 15 a 5. Gabriela Ohana e Julia Improta completaram o pódio com as medalhas de bronze.

“Eu senti que, mesmo cansada, meu dia foi muito bom. Não me deixei abalar por ter perdido um jogo na fase de poules. Consegui focar e pensar no que precisava consertar para melhorar”, afirmou a campeã.

Espada masculina Pré cadete –

Na disputa entre os dois primeiros colocados do ranking nacional, Pedro Louzada, do Paulistano, levou a melhor sobre Rafael Hoffelder, do GNU, com uma vitória sólida por 15 a 6. Na semifinal, superou seu companheiro de equipe Guilherme Goivinho, que ficou com a medalha de bronze ao lado de Octavio Ghilardi, do GNU.

“Foi uma boa competição. Eu passei em primeiro na fase de grupos, a final foi bem controlada, consegui dominar a partida, mas parabéns pro Hoffelder, jogou demais”, comentou o número um do ranking após a conquista.

Florete feminino Pré cadete – 

De forma invicta, Giulia Santos conquistou o último título do Pré cadete ao derrotar sua companheira de equipe do Pinheiros, Eduarda Nascimento, por 12 a 7. Na semifinal, superou Sophia Asquino, que ficou com a medalha de bronze ao lado de Alicia Fontenele.

“Esse combate foi bastante difícil no começo porque a Duda treina junto comigo, e como ela é uma oponente bem forte, o início foi bem amarrado. Depois consegui abrir uma vantagem, ela ainda encostou um pouco, mas eu tentei segurar até o final”, disse a campeã Giulia Santos.

Pular para o conteúdo