Pedro Henrique Louzada é campeão da Gymnasiade na espada masculina

Pedro Henrique Louzada é campeão da Gymnasiade na espada masculina

Pedro Henrique Louzada posa com a medalha de ouro junto com a equipe brasileira de esgrima na Gymnasiade (CBE)

Assessoria de Imprensa da CBE

Depois da medalha de prata conquistada na véspera por Álvaro Kalleby, o Brasil subiu no lugar mais alto do pódio no último dia da esgrima na Gymnasiade. Pedro Henrique Louzada conquistou a medalha de ouro na espada masculina ao arrasar o romeno Petar Stojkov na final com uma vitória por 15 a 3. Quem também competiu nesta terça-feira foi Laís Tosta, que ficou em sétimo lugar na espada feminina.

Os nove participantes da espada masculina foram divididos em dois grupos na fase de poules, mas ninguém conseguiu avançar invicto, mostrando o quanto equilibrada estava a disputa. Nesta fase, Pedro Henrique Louzada venceu o sérvio Mihail Rusev por 5 a 3, perdeu para Rahman Mammadov, do Azerbaijão, por 5 a 1 e derrotou o romeno Stefan Corbu por 5 a 4.

Pedro Henrique Louzada conquista a medalha de ouro da espada masculina na Gymnasiade (CBE)
Pedro Henrique Louzada conquista a medalha de ouro da espada masculina na Gymnasiade (CBE)

Com os resultados, Pedro Henrique Louzada ficou em quarto lugar na classificação geral das poules e teve como adversário nas quartas de final Tunar Suleymanov, do Azerbaijão, que foi derrotado pelo brasileiro por 15 a 8. Na semifinal, o duelo foi contra o chinês Zou Cenxuan, dono da melhor campanha das poules, e que tinha atropelado o azeri Bahram Aliyev por 15 a 3 nas quartas.

Contra um adversário muito duro, Pedro Henrique Louzada jogou muito bem e conseguiu uma vitória por 15 a 12 para se garantir na disputa da medalha de ouro. Embalado pelo resultado diante do chinês, o atleta do Paulistano não deu nenhuma chance ao romeno Petar Stojkov, venceu por 15 a 3 e sagrou-se campeão.

Na espada feminina, com uma vitória e duas derrotas nas poules, Laís Tosta foi para o mata-mata em sétimo lugar. Nas quartas-de-final encarou logo de cara a chinesa Li Wanxuan, que venceu com autoridade por 15 a 2. A algoz da brasileira seguiu em frente e foi a campeã da Gymnasiade. Sabina Hogas, da Romênia, conquistou a medalha de prata. Jahan Sadikhova, do Azerbaijão, e Kimia Hedayati, do Irã, ficaram com as medalhas de bronze.

Pular para o conteúdo