Victoria Vizeu mostra seu talento na espada e sobressai no quarto dia do Mundial Cadete e Juvenil, em Riad

Competindo numa categoria que reuniu 169 atletas, brasileira se destaca e termina na 32ª colocação

Paulo Rocha – Fato&Ação Comunicação

Assessoria de Imprensa da CBE

Em dia de duelos individuais de espada juvenil, masculino e feminino, as pistas da King Saud Universyt Sports Arena, em Riad, foram palco de muita emoção. Afinal, a arma foi a que recebeu mais inscrições, nos dois naipes, para o Campeonato Mundial Cadete e Juvenil da FIE. E o destaque brasileiro do dia foi Victoria Vizeu.

Nesta segunda-feira (15), quarto dia de competição na capital da Arábia Saudita, Victoria sobressaiu. Disputando uma categoria que reuniu 169 inscritas, ela avançou até o quadro de 32 e terminou em 32º lugar na tabela de classificação. Os outros brasileiros, apesar de seus esforços, não lograram o mesmo êxito.

Na disputa da espada feminino juvenil, em meio às 169 competidoras, todas as representantes do Brasil superaram as pules: Laura Correia e Ginevra Giordano, com quatro vitórias; Maria Paro, com três; e Victoria Vizeu, com duas, chegaram ao chaveamento do quadro principal.

Tendo iniciado o torneio na 33ª posição do ranking mundial juvenil da arma, Victoria Vizeu foi a brasileira que mais se destacou na competição. Após vencer a búlgara Victoria Velislavova por 15-12 no quadro de 128, ela derrotou (15-9) a suíça Andrina Lusti no de 64. No quadro de 32, porém, foi superada pela grega Andriana Theodoropoulou por 13-15, encerrando sua participação. 

No quadro de 128, Laura Correia bateu a búlgara Mihaela Stefanova por 15-9. Porém, no de 64, foi superada (13-15) pela húngara Dorina Wimmer. Já Ginevra Giordano caiu no quadro de 128 – por 14-15 – para Dayanna Guevara, de El Salvador. Nesta mesma fase, Maria Paro não passou pela ucraniana Alina Dmmytruk (10-15).

Victoria Vizeu terminou a competição na 32ª posição; Laura Correia, na 52ª; Ginevra Giordano, na 72ª; e Maria Paro, na 96ª. O ouro na espada feminina juvenil foi para a francesa Oceane Francillonne, a prata para a canadense Julia Yin, e os bronzes para Leehi Machulsky (EUA) e Anita Corradino (Itália).

Masculino

Na disputa da espada masculino, que reuniu 215 atletas, Eduardo Gonçalves (com quatro vitórias) e George Hubert (com três) passaram ao quadro principal. Nossos outros espadistas, Matheus Brandt e Rafael Ribeiro, ficaram nas pules.

Bye no quadro de 256, Eduardo Gonçalves classificou-se diretamente ao de 128. Nesta fase, contudo, foi superado (12-15) pelo ucraniano Daniil Mazur. Já George Hubert caiu no quadro de 256 para o finlandês Einar Rantala (5-15).

Gonçalves terminou o torneio na 98ª colocação, enquanto Hubert ficou em 136º lugar. A medalha de ouro foi conquistada pelo suíço Alban Aebersold; a de prata pelo britânico Alec Brooke; e as de bronze por Samuel Imrek (EUA) e Nicoló Del Contrasto (Itália).

Classificação

Em primeiro lugar no quadro de medalhas do Mundial Cadete e Juvenil estão os Estados Unidos, com dois ouros, uma prata e três bronzes. Em segundo vem a Itália (um ouro, duas pratas e três bronzes) e, em terceiro, Japão e Canadá (ambos com um ouro, uma prata e dois bronzes).

Programação

Nesta terça-feira (16) teremos o quinto dia de disputa do Campeonato Mundial Cadete e Juvenil. Os duelos em Riad serão na categoria cadete, com espada masculino e feminino.

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)
Atendimento: Nelson Ayres[email protected]

 

 

Pular para o conteúdo