Skip to main content

Competindo numa categoria que reuniu 169 atletas, brasileira se destaca e termina na 32ª colocação

Victoria Vizeu ficou entre as 32 melhores. Foto: Pavia Gomez/BizziTeam

Paulo Rocha – Fato&Ação Comunicação

Assessoria de Imprensa da CBE

Em dia de duelos individuais de espada juvenil, masculino e feminino, as pistas da King Saud Universyt Sports Arena, em Riad, foram palco de muita emoção. Afinal, a arma foi a que recebeu mais inscrições, nos dois naipes, para o Campeonato Mundial Cadete e Juvenil da FIE. E o destaque brasileiro do dia foi Victoria Vizeu.

Nesta segunda-feira (15), quarto dia de competição na capital da Arábia Saudita, Victoria sobressaiu. Disputando uma categoria que reuniu 169 inscritas, ela avançou até o quadro de 32 e terminou em 32º lugar na tabela de classificação. Os outros brasileiros, apesar de seus esforços, não lograram o mesmo êxito.

Na disputa da espada feminino juvenil, em meio às 169 competidoras, todas as representantes do Brasil superaram as pules: Laura Correia e Ginevra Giordano, com quatro vitórias; Maria Paro, com três; e Victoria Vizeu, com duas, chegaram ao chaveamento do quadro principal.

Tendo iniciado o torneio na 33ª posição do ranking mundial juvenil da arma, Victoria Vizeu foi a brasileira que mais se destacou na competição. Após vencer a búlgara Victoria Velislavova por 15-12 no quadro de 128, ela derrotou (15-9) a suíça Andrina Lusti no de 64. No quadro de 32, porém, foi superada pela grega Andriana Theodoropoulou por 13-15, encerrando sua participação. 

No quadro de 128, Laura Correia bateu a búlgara Mihaela Stefanova por 15-9. Porém, no de 64, foi superada (13-15) pela húngara Dorina Wimmer. Já Ginevra Giordano caiu no quadro de 128 – por 14-15 – para Dayanna Guevara, de El Salvador. Nesta mesma fase, Maria Paro não passou pela ucraniana Alina Dmmytruk (10-15).

Victoria Vizeu terminou a competição na 32ª posição; Laura Correia, na 52ª; Ginevra Giordano, na 72ª; e Maria Paro, na 96ª. O ouro na espada feminina juvenil foi para a francesa Oceane Francillonne, a prata para a canadense Julia Yin, e os bronzes para Leehi Machulsky (EUA) e Anita Corradino (Itália).

Masculino

Na disputa da espada masculino, que reuniu 215 atletas, Eduardo Gonçalves (com quatro vitórias) e George Hubert (com três) passaram ao quadro principal. Nossos outros espadistas, Matheus Brandt e Rafael Ribeiro, ficaram nas pules.

Bye no quadro de 256, Eduardo Gonçalves classificou-se diretamente ao de 128. Nesta fase, contudo, foi superado (12-15) pelo ucraniano Daniil Mazur. Já George Hubert caiu no quadro de 256 para o finlandês Einar Rantala (5-15).

Gonçalves terminou o torneio na 98ª colocação, enquanto Hubert ficou em 136º lugar. A medalha de ouro foi conquistada pelo suíço Alban Aebersold; a de prata pelo britânico Alec Brooke; e as de bronze por Samuel Imrek (EUA) e Nicoló Del Contrasto (Itália).

Classificação

Em primeiro lugar no quadro de medalhas do Mundial Cadete e Juvenil estão os Estados Unidos, com dois ouros, uma prata e três bronzes. Em segundo vem a Itália (um ouro, duas pratas e três bronzes) e, em terceiro, Japão e Canadá (ambos com um ouro, uma prata e dois bronzes).

Programação

Nesta terça-feira (16) teremos o quinto dia de disputa do Campeonato Mundial Cadete e Juvenil. Os duelos em Riad serão na categoria cadete, com espada masculino e feminino.

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)
Atendimento: Nelson Ayresnelson@fatoeacao.com

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support