Bia Bulcão conquista a vaga no quadro principal da Copa do Mundo do Cairo

Floretista brasileira fez boa campanha na pule e superou adversária francesa para se classificar no Egito

Bia Bulcão (esq.) fez grande campanha no Cairo. Foto: Jorge Loyola/Santiago 2023 vía Photosport

Nelson Ayres – Fato&Ação Comunicação

Assessoria de Imprensa da CBE

A brasileira Bia Bulcão se destacou no primeiro dia da Copa do Mundo de Florete, no Cairo, capital do Egito. Nesta quinta-feira (22), ela conquistou vaga no quadro principal do torneio, com boa campanha na pule e uma vitória no quadro preliminar. A disputa entre as 64 melhores ocorre no sábado, a partir de 3h (horário de Brasília). Sua primeira adversária é a chilena Katina Proestakis.

Bia foi praticamente perfeita na pule 5. Obteve cinco vitórias: diante da francesa Morgane Patru (5 a 2), da egípcia Sarah Elmallah (5 a 2), da croata Dorja Blazic (5 a 3), da emiradense Shahad Kharram (5 a 2) e da japonesa Shiori Takezawa (5 a 2). A brasileira só foi superada pela alemã Aliya Dhuique-Hein (3 a 5).

Os resultados fizeram com que que Bia fechasse a primeira fase com a vigésima melhor campanha e por pouco não conseguiu classificação direta para o quadro principal. Ela não precisou passar pelo primeiro quadro preliminar e venceu a francesa Jade Marechal no segundo (15 a 11), garantindo-se entre as 64 melhores da competição no Egito.

A floretista ainda luta por uma vaga nos Jogos Olímpicos de Paris. Ela é a terceira na disputa pela vaga continental do ranking mundial, com 22,5 pontos. A chilena Arantza Inostroza soma 32 pontos, seguida da também brasileira Mariana Pistoia, com 29,5.

Mariana terminou a sua participação no segundo quadro preliminar da Copa do Mundo do Egito. Ela venceu quatro das seis adversárias na pule, passando com a 44ª melhor campanha. Não precisou disputar o primeiro quadro preliminar, mas acabou caindo no segundo, para a ucraniana Kateryna Budenko, por 15 a 5.

Espada

O Brasil também marcou presença na Copa do Mundo de Espada, em Heidenheim, na Alemanha. Alexandre Camargo foi o melhor do país na disputa, caindo no primeiro quadro preliminar para o japonês Miraku Takahashi, por 15 a 10. Os demais atletas do país na disputa, Fabrizio Lazzarotto, Leandro Seini e Pedro Petrich, caíram nas pules.

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)
Atendimento: Nelson Ayres[email protected]

Pular para o conteúdo