Skip to main content

Floretista brasileira fez boa campanha na pule e superou adversária francesa para se classificar no Egito

Bia Bulcão (esq.) fez grande campanha no Cairo. Foto: Jorge Loyola/Santiago 2023 vía Photosport

Nelson Ayres – Fato&Ação Comunicação

Assessoria de Imprensa da CBE

A brasileira Bia Bulcão se destacou no primeiro dia da Copa do Mundo de Florete, no Cairo, capital do Egito. Nesta quinta-feira (22), ela conquistou vaga no quadro principal do torneio, com boa campanha na pule e uma vitória no quadro preliminar. A disputa entre as 64 melhores ocorre no sábado, a partir de 3h (horário de Brasília). Sua primeira adversária é a chilena Katina Proestakis.

Bia foi praticamente perfeita na pule 5. Obteve cinco vitórias: diante da francesa Morgane Patru (5 a 2), da egípcia Sarah Elmallah (5 a 2), da croata Dorja Blazic (5 a 3), da emiradense Shahad Kharram (5 a 2) e da japonesa Shiori Takezawa (5 a 2). A brasileira só foi superada pela alemã Aliya Dhuique-Hein (3 a 5).

Os resultados fizeram com que que Bia fechasse a primeira fase com a vigésima melhor campanha e por pouco não conseguiu classificação direta para o quadro principal. Ela não precisou passar pelo primeiro quadro preliminar e venceu a francesa Jade Marechal no segundo (15 a 11), garantindo-se entre as 64 melhores da competição no Egito.

A floretista ainda luta por uma vaga nos Jogos Olímpicos de Paris. Ela é a terceira na disputa pela vaga continental do ranking mundial, com 22,5 pontos. A chilena Arantza Inostroza soma 32 pontos, seguida da também brasileira Mariana Pistoia, com 29,5.

Mariana terminou a sua participação no segundo quadro preliminar da Copa do Mundo do Egito. Ela venceu quatro das seis adversárias na pule, passando com a 44ª melhor campanha. Não precisou disputar o primeiro quadro preliminar, mas acabou caindo no segundo, para a ucraniana Kateryna Budenko, por 15 a 5.

Espada

O Brasil também marcou presença na Copa do Mundo de Espada, em Heidenheim, na Alemanha. Alexandre Camargo foi o melhor do país na disputa, caindo no primeiro quadro preliminar para o japonês Miraku Takahashi, por 15 a 10. Os demais atletas do país na disputa, Fabrizio Lazzarotto, Leandro Seini e Pedro Petrich, caíram nas pules.

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)
Atendimento: Nelson Ayresnelson@fatoeacao.com

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support