Skip to main content

Competição conta pontos para o ranking olímpico e reúne alguns dos principais floretistas do Brasil e do mundo no Esporte Clube Pinheiros

Bia Bulcão (esq.) e Mariana Pistoia (dir.) duelam por posições no ranking olímpico. Foto: Rosele Sanchotene.

Nelson Ayres – Fato&Ação Comunicação

Assessoria de Imprensa da CBE

A temporada 2023/2024 da esgrima internacional começa neste final de semana. Mas será em casa que nossos esgrimistas irão desfilar. O Torneio Satélite de Florete acontece no sábado e domingo (2 e 3), no ginásio do Esporte Clube Pinheiros, em São Paulo (SP). Um bom teste, valendo pontos para o ranking olímpico que classifica para os Jogos de Paris 2024.

Os Torneios Satélites abrem a temporada das três armas. Em ano pré-olímpico, ganham importância dobrada, pois podem somar pontos na acirrada briga para obter uma vaga direta pela classificação mundial, ou mesmo na corrida pelas vagas diretas continentais na disputa.

No Brasil, serão 25 homens e 24 mulheres buscando títulos e boas posições. Destes, a grande maioria é brasileira (18 atletas masculinos e 13 femininas), mas também compõem a lista esgrimistas da Argentina, Chile, Grã-Bretanha, Grécia, México, Peru e Estados Unidos. Destaques para a norte-americana Maia Mei Weintraub (17ª do mundo) e a britânica Carolina Stutchbury (34ª).

As duas terão pela frente um bom duelo com as nossas duas melhores atletas, que também brigam palmo a palmo pela classificação aos Jogos de Paris. Mariana Pistoia é a vice-líder do ranking nacional, mas está em 56° lugar no ranking mundial, melhor colocação entre as brasileiras. Bia Bulcão lidera na lista nacional e é a segunda melhor no ranking mundial, ocupando o 69° posto. Recentemente, no Torneio Nacional Cidade de São Paulo, Bia levou a melhor na final da arma.

Entre os homens, o gaúcho Guilherme Toldo aparece como grande favorito. É o único Top 50 entre os participantes, atualmente no 34° lugar do ranking mundial. Ele já tem a vaga brasileira do florete masculino garantida numa eventual disputa de Pré-Olímpico, mas busca a vaga direta pela classificação mundial, aumentando a importância de um bom resultado em São Paulo.

Além deles, o Brasil contará com Antônio Ávila, Luiz Foschini, Eduardo Gastal, Giacomo Guarnera, Guilherme Lobo, Jerônimo Machado, Murilo Machado, Pedro Marostega, Lorenzo Mion, André Mura, Pedro Nogueira, Ricardo Pacheco, Pedro Pascuotti, Heitor Shimbo, Pierre Souza, Rafael Tomino e Guilherme Vianna na disputa masculina, que acontece no sábado, a partir de 9h.

As demais brasileiras serão Valentina Baldi, Daphne Becker, Gioana Bonetti, Carolina Brecheret, Julia Grahl, Maria Luiza Murray, Laura Papaiano, Maria Fernanda Penteado, Ísis Queiroz, Manuela Tapajós e Ana Toldo. A prova feminina começa às 9h de domingo.

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)
Atendimento: Nelson Ayresnelson@fatoeacao.com

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support