Skip to main content

Títulos foram conquistados por Richard Grunhauser, na espada; Enrico Pezzi, no sabre; e Bia Bulcão, no florete

Bia Bulcão (esq) faturou mais um título nacional. Foto: Rosele Sanchotene

Paulo Rocha – Fato&Ação Comunicação

Assessoria de Imprensa da CBE

O Esporte Clube Pinheiros-SP fez a festa neste sábado (6), segundo dia do Torneio Nacional Cidade de São Paulo, organizado pela CBE, nas pistas do Círculo Militar. Três atletas do clube conquistaram os títulos colocados em disputa. No masculino, Richard Grunhauser e Enrico Pezzi triunfaram na espada e no sabre; no feminino, Bia Bulcão levou o ouro no florete.

O dia de competições começou com a disputa da espada masculino, arma que reuniu, nas pules, um total de 66 competidores. Após vasto número de duelos, chegou-se aos dois finalistas: Richard Grunhauser (Pinheiros) e Leopoldo Gubert (Academia Mestre Kato-PR). Decisão com gosto de revanche.

Gubert buscava seu segundo título na temporada, pois vencera o Torneio Nacional de Espada Ronaldo Schwantes derrotando justamente Grunhauser na final. Desta vez, contudo, o atleta do Pinheiros estava inspirado: abriu boa vantagem no combate e fechou em 15-6, faturando o título.

“Conheço Gubert há bastante tempo, o enfrento há quase dez anos. Tive que usar a tática apropriada para vencer. Foi uma competição grande, fiz 12 combates, alguns muito duros. Estou feliz e cansado”, declarou o campeão.

Sabre masculino

A intensidade também foi uma característica marcante dos combates do sabre masculino realizados no Círculo Militar. No manejo da mais rápida das armas, os competidores mostraram sua perícia e proporcionaram muita emoção.

A decisão (temperada pela rivalidade entre clubes) reuniu Enrico Pezzi, do Pinheiros, e Renato Saliba, do Paulistano. Após começo equilibrado, Pezzi foi mais efetivo na reta final, venceu por 15-12, e ficou com o ouro.

“Estava muito concentrado. No último jogo que disputei com Renato (Saliba), ano passado, perdi. Portanto, eu e meu treinador precisamos mudar nossa estratégia, e consegui vencer”, explicou Pezzi.

Florete feminino

O florete foi a arma da única competição feminina deste sábado no Torneio Nacional Cidade de São Paulo. Das pules ao quadro de 32, os duelos aconteceram na sala de esgrima do EC Pinheiros. Daí por diante, nas pistas do Círculo Militar.

Na final, mais um capítulo da rivalidade Pinheiros x Paulistano: a experiente e consagrada Bia Bulcão contra a talentosa e promissora Carolina Brecheret – atual campeã do Torneio Nacional Juvenil. E foi Bia que levou a melhor, triunfando por 15-8 e fechando a trilogia de títulos do Pinheiros neste sábado no Torneio Nacional Cidade de São Paulo.

“Foi um dia gostoso de jogar, consegui colocar em prática muita coisa que faço lá fora. Estou fazendo uma boa temporada internacional, e foi bom voltar a disputar uma competição no Brasil”, afirmou Bia Bulcão, atleta olímpica e medalhista pan-americana que compete na Europa.

Programação

Chega do fim neste domingo (7) o Torneio Nacional Adulto Cidade de São Paulo, com as disputas femininas da espada e do sabre. Haverá também o encerramento do Torneio Nacional Juvenil, com duelos no florete masculino.   

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)
Atendimento: Nelson Ayresnelson@fatoeacao.com

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support