Skip to main content

A brasileira avançou até o quadro de 32, no qual foi superada pela húngara que viria a sagrar-se campeã da categoria

Stella Santos foi valente contra a húngara Dorottya Csonka, campeã mundial. Foto: Pavia Gomez/BizziTeam

Paulo Rocha – Fato&Ação Comunicação

Assessoria de Imprensa da CBE

No penúltimo dia do Campeonato Mundial Cadete e Juvenil, em Riad, Arábia Saudita, o talento de Stella Santos foi o destaque da participação brasileira. Nesta sexta-feira (19), ela terminou em 21º lugar no sabre feminino cadete, tendo sua trajetória interrompida somente pela atleta húngara que viria a conquistar o título.

Numa categoria que reuniu as 91 melhores sabristas cadetes do mundo, apenas Ana Beatriz Fraga não superou a fase de pules, terminando na 79ª colocação geral. Stella Santos, com quatro vitórias, e Carolina Szasz, com duas, conquistaram vaga no quadro principal. No quadro de 128, Carolina foi superada (10-15) por Valentina Zeinalova, do Azerbaijão.

Stella, bye nesta fase, venceu a ucraniana Viktoriia Korotchenko por 15-11, no quadro de 64, e seguiu em frente. No quadro de 32, contudo, a brasileira teve pela frente a húngara Dorottya Csonka – que posteriormente viria a conquistar o título. Stella foi valente, encarou o duelo com personalidade, mas acabou derrotada por 13-15.

Stella Santos terminou o Mundial na 21ª colocação – Carolina Szasz foi a 65ª. A medalha de ouro foi para Dorottya Csonka (Hungria); a de prata, para Francesca Lentini (Itália); e as de bronze para Vittoria Mocci (Itália) e Nargiza Jaksybaeva (Uzbequistão).

Já no sabre cadete masculino, os brasileiros Arthur Wolff (94º), Marcus Pinto (90º) e José Santos (99º) pararam nas pules. O ouro ficou com Sardor Abdukarimbekov (Uzbequistão), a prata com Alpamis Urakboev (Uzbequistão) e os bronzes com Motoki Kawahara (Japão) e Kim Doyeon (Coreia do Sul).

Classificação

Com dois ouros, duas pratas e quatro bronzes, os Estados Unidos lideram o quadro de medalhas do Mundial Cadete e Juvenil. Em segundo lugar está a Itália (um ouro, duas pratas e quatro bronzes), seguida de Canadá e Japão (um ouro, uma prata e dois bronzes cada).

Programação

Neste sábado (20), chega ao fim a disputa do Campeonato Mundial Cadete e Juvenil. Nas pistas da King Saud University Sports Arena, em Riad, serão realizadas as competições por equipes de sabre juvenil, nos dois naipes.

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)
Atendimento: Nelson Ayresnelson@fatoeacao.com

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support