Skip to main content

Principal competição em disputa, o Torneio Nacional Ronaldo Schwantes contará com a presença de atletas Top 5 do Brasil nos dois gêneros

Pedro Petrich é um dos postulantes ao título em Curitiba. Foto de Arquivo: Rosele Sanchotene.

Henrique Porto – Fato&Ação Comunicação

Assessoria de Imprensa da CBE

Em ano olímpico, o fim de semana reserva muita esgrima para Curitiba (PR), na abertura do calendário nacional do esporte das três armas. Os espadistas entram em guarda na capital dos paranaenses para a disputa de três eventos individuais entre quinta-feira (14) e sábado (16): um destinado aos cadetes (sub-17), outro aos veteranos (acima de 40 anos) e o terceiro deles dedicado aos adultos.

Ao todo, 215 atletas estarão em ação. As pistas montadas no campus central da Universidade Tecnológica Federal do Paraná receberão os jogos, que contarão com entrada franca. O Torneio Nacional Ronaldo Schwantes será a principal competição em disputa.

Entre as mulheres, os principais nomes em pista serão Marcela Silva (Pinheiros/SP) e Tabea Alves (AMK/PR), ambas figurando entre as cinco melhores do ranking nacional. Elas competem na sexta, a partir das 12h. A competição masculina ocorre no dia seguinte (16), a partir das 8h. Puxam a fila dos postulantes a um lugar no pódio os Top 5 Pedro Petrich (AMK/PR), Richard Grunhauser (Pinheiros/SP) e Leopoldo Gubert (AMK/PR).

O evento homenageia com sua nomenclatura um dos grandes nomes da esgrima nacional, doze vezes campeão brasileiro nas modalidades espada e florete. A competição recebeu 53 inscrições para o certame feminino e 81 no masculino.

Cadetes e Veteranos completam a programação

Complementando a programação, no dia 15 será realizada a etapa inicial do Torneio Nacional Veterano, evento que recebeu um total de 78 inscrições. As disputas serão em três faixas etárias, nos dois gêneros: pré-veterano (acima de 40 anos), veterano 1 (acima de 50 anos) e veterano 2 (acima de 60 anos).

Antes, no dia 14 ocorre o Torneio Nacional Cadete, voltado aos espadistas com 17 anos ou menos. A disputa atraiu a atenção de 30 participantes na competição feminina e 32 na masculina. No geral, dezesseis clubes de cinco estados brasileirão enviarão atletas para Curitiba.

As competições terão transmissão gratuita pelo canal da CBE no YouTube (https://www.youtube.com/cbesgrima), com sinal aberto nas etapas preliminares, além de narração e comentários das semifinais e finais. Ao final de seus jogos, os campeões serão entrevistados no Camarote Esgrima.

Confira a programação do evento:

  • QUINTA, 14 – Torneio Nacional Cadete (M/F), a partir das 9h
  • SEXTA, 15 – Torneio Nacional Veterano (M/F), a partir das 9h
  • SEXTA, 15 – Torneio Nacional Ronaldo Schwantes (F), a partir das 12h
  • SÁBADO, 16 – Torneio Nacional Ronaldo Schwantes (M), a partir das 8h

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)
Atendimento: Nelson Ayresnelson@fatoeacao.com

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support