Skip to main content

Robinson de Oliveira, Giacomo Guarnera e Luís Guilherme Garcia brilham no Torneio Nacional de Veteranos

Pódio da categoria adulto, com Marcela Silva campeã. Foto: Bruna Stengler.

Paulo Rocha – Fato&Ação Comunicação

Assessoria de Imprensa da CBE

Foi conhecida nesta sexta-feira (15), em Curitiba-PR, a primeira grande campeã da esgrima brasileira, na categoria adulto, em 2024: Marcela Silva, do Pinheiros-SP, conquistou a medalha de ouro no Torneio Nacional de Espada Ronaldo Schwantes. A competição, disputada no Campus da Universidade Federal do Paraná, marca o início da temporada da modalidade no Brasil. Também nesta sexta, foram definidos os campeões nacionais veteranos no masculino: Robinson Oliveira (AMK-PR), Giacomo Guarnera (Pinheiros) e Luís Guilherme Garcia (Paulistano-SP).

A competição feminina reuniu 53 espadistas, dispostas a entregar tudo o possível na pista em busca de um lugar no pódio. Laura Correia (Paulistano) x Marcela Silva (Pinheiros) e Tabea Alves x Isabela Abreu – ambas da Academia Mestre Kato-PR – protagonizaram as semifinais. De virada, Isabela superou Tabea por 15-14, enquanto Marcela bateu Laura por 15-13.

A grande decisão foi entre Marcela Silva e Isabela Abreu. Terceira colocada no ranking da CBE, Marcela jogou com imposição desde o início e, apesar do empenho mostrado por Isabela, fechou o jogo em 15-10, faturando sua primeira medalha de ouro na temporada.

“Venho treinando fora do país há dois meses, e o ritmo é diferente da esgrima jogada no Brasil. O nível de nossas meninas está evoluindo muito e, para mim, é muito significativo ganhar este título nacional”, declarou Marcela.

Veteranos

Na categoria Veterano 2 (acima de 60 anos), o título ficou com um atleta da casa: Robinson de Oliveira, da Academia Mestre Kato-PR. Ele estreou no quadro de 8 vencendo por 10-3 José Oliveto, da AERJ; na semifinal, superou (10-9) Paulo Zannin, atleta do CMPR, credenciando-se à disputa do ouro.

O duelo decisivo foi contra Giacomo Guarnera, do Pinheiros – que batera Alberto Pedrosa, do Paulistano, na outra semifinal. Num jogo muitíssimo equilibrado, decidido após diversos toques duplos, Robinson venceu por 10-9 e subiu ao lugar mais alto do pódio.

Reunindo 20 competidores, a categoria Veterano 2, composta por atletas com idade superior a 50 anos, teve disputas emocionantes nas pistas da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. E o título, desta vez, ficou com Giacomo Guarnera – que pôde comemorar o ouro após a derrota na final da categoria Veterano 2.

Guarnera iniciou sua campanha no quadro de 16, batendo Robinson de Oliveira (que fora seu algoz na decisão da Vet 2), pelo placar de 10-8. No quadro de 8, superou Luís Guilherme Garcia, do Paulistano, por 10-4. Na fase semifinal, venceu por 10-7 Koiti Yamashita (EE Abel Melian). 

A final colocou frente a frente Giacomo Guarnera (Pinheiros) e Luciano Souza (CMPR). Após um começo equilibrado, Guarnera encontrou seu melhor ritmo, foi agressivo e fechou em 10-8, garantindo mais uma medalha de ouro para sua vasta coleção.

“Estou muito feliz com estas medalhas de prata e de ouro que conquistei. Com meu condicionamento físico também. Tenho ascendência italiana, mas moro no Brasil há 34 anos e adoro este país. Gosto muito de praticar no Pinheiros, um clube onde temos oportunidade de treinar juntamente aos mais jovens, num clima muito legal”, disse Guarnera.

Por fim, na categoria Pré-Veteranos (acima de 40 anos), a decisão foi disputada por dois atletas do Paulistano: Luís Guilherme Garcia e Luiz Petrachi. Na fase semifinal, eles eliminaram, respectivamente, Koiti Yamashita (EE Abel Melian) e Yasser Socorrás (Life Quality).

O confronto decisivo, disputado entre colegas de clube, foi jogado com bastante empenho de ambas as partes. No fim, Luís Guilherme Garcia levou a melhor ao vencer por 15-12 e garantir seu primeiro título nesta temporada.  

Programação

Neste sábado (16), dia de encerramento do evento inaugural do calendário nacional da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE), serão disputadas duas competições: a categoria adulto masculino no Torneio Nacional de Espada Ronaldo Schwantes, e a das três categorias femininas do Torneio Nacional de Veteranos. 

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)

Atendimento: Nelson Ayresnelson@fatoeacao.com

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support