Érico Patto no pódio em Bogotá. Foto: Claudio Patto.
Após prata de Ana Beatriz Fraga na competição feminina, Érico Patto volta a colocar o país no pódio na Copa do Mundo de Bogotá
Nelson Ayres – Fato&Ação Comunicação
Assessoria de Imprensa da CBE
A primeira competição do calendário da Federação Internacional de Esgrima (FIE) em 2025 terminou com mais um pódio brasileiro. Érico Patto conquistou neste sábado (4), no Palácio dos Esportes, em Bogotá, na Colômbia, a medalha de bronze da Copa do Mundo Júnior de Sabre. Foi a segunda medalha do Brasil na competição. Na sexta-feira, Ana Beatriz Fraga ficou com a prata no feminino.
Patto começou muito bem a prova masculina. Venceu todos os seus adversários na pule: os colombianos Sergio Mesa (5 a 4), Uveimar Sierra (5 a 1) e Adrian Solorza (5 a 0), o boliviano Rafael Figueredo (5 a 1), o venezuelano David Antequera (5 a 3) e o peruano Leonardo Nuñez (5 a 3).
A campanha foi a quinta melhor da fase inicial, o que o fez passar diretamente do quadro de 64. Na etapa seguinte, bateu o colombiano Gabriel Trujillo, por 15 a 9. Depois, outro colombiano, David Villarraga, por 15 a 8. O jogo da medalha foi contra o chinês Minhanbo Zhang, superado por 15 a 13.
Já na semifinal, Patto tinha o seu principal desafio: encarar o uzbeque Sardor Abdukarimbekov, de apenas 17 anos e número 59 do ranking mundial júnior do sabre masculino. O brasileiro acabou superado por 15 a 11 e se despediu da disputa com a medalha de bronze. Outro uzbeque, Musa Aymuratov, foi o campeão em Bogotá.
Mais Brasil
Outros brasileiros estiveram em ação neste sábado, em etapas do calendário da Federação Internacional de Esgrima (FIE). Em Basel, na Suíça, Elia Pietro Galli fez uma boa participação na Copa do Mundo Júnior Masculina de Espada. Estreando em competições internacionais da FIE, ele venceu todos os seus adversários na pule, fazendo a oitava melhor campanha da fase inicial. Mas acabou caindo no primeiro jogo que disputou no mata-mata, no quadro de 128, para o norte-americano Alexander Liu, por 15 a 11, terminando em 69° lugar.
Em Udine, na Itália, Ginevra Giordano fez campanha discreta na Copa do Mundo Júnior Feminina de Espada, terminando na 156ª colocação.
FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO
Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)
Atendimento: Nelson Ayres – [email protected]