Skip to main content

Em Riad, Arábia Saudita, brasileiro termina entre os 40 melhores num total de 181 floretistas juvenis

Lorenzo Mion (dir.) fechou sua participação no Campeonato Mundial Cadete entre os top 40 do florete. Foto: FIE

Paulo Rocha – Fato&Ação Comunicação

Assessoria de Imprensa da CBE

No dia inaugural de disputa do Campeonato Mundial Cadete e Juvenil 2024, em Riad, Arábia Saudita, foram realizadas as competições individuais de florete juvenil, masculino e feminino. E o esgrimista brasileiro que mais se destacou nesta sexta-feira (12) foi Lorenzo Mion. Ele atingiu o quadro de 64, terminando a competição na 38ª posição.

A competição de florete masculino juvenil reuniu 181 atletas. Dos quatro atletas brasileiros inscritos, metade se classificou ao quadro principal: Lorenzo Mion e Murilo Machado garantiram vaga, enquanto Pedro Nogueira e André Mura não superaram as pules.

Após se destacar na pule com cinco vitórias em seis combates, Mion foi bye no quadro de 256 e se classificou diretamente ao de 128. Nesta fase, derrotou Aris William Kiayias, do Chipre, por 15-10. Contudo, no quadro de 64, apesar de ter jogado muito bem, acabou superado no último toque pelo ucraniano Yelizar Dyrda (14-15), terminando a competição em 38º lugar.

Já Murilo Machado superou a pule após vencer dois de seus seis confrontos. No quadro de 256, porém, o brasileiro foi derrotado por 8-15 pelo equatoriano Pedro Aguinaga Procel, encerrando sua participação na 134ª colocação.

A medalha de ouro no florete masculino juvenil do Mundial ficou com o japonês Ryosuke Fukuda. A de prata foi para o britânico David Sosnov; as de bronze, para Samarth Kumbla (EUA) e Eliot Chagnon (França).

Feminino

O florete feminino juvenil teve 145 competidoras. Entre as quatro brasileiras, se classificaram nas pules Gabriella Vianna e Livia Burberry, que venceram dois de seus seis confrontos cada. Valentina Basso e Julia Grahl não conseguiram avançar ao quadro principal.

No quadro de 128, Gabriella e Livia foram superadas por atletas da Macedônia. A primeira, no último toque por Adeline Senic (14-15); a segunda, por Maria Cojocari (8-15). Nossas floretistas terminaram a competição, respectivamente, em 93º e 105º lugares na tabela.

A campeã mundial do florete juvenil foi a canadense Jessica Zi Jia Guo. A italiana Irene Bertini levou a prata, enquanto as medalhas de bronze ficaram com Vittoria Pinno, da Itália, e Rino Nagase, do Japão.

Após o primeiro dia de competição, o Japão lidera o quadro de medalhas do Mundial, no juvenil, com duas – uma de ouro e uma de bronze. Em seguida vêm Canadá (uma de ouro), Itália (uma de prata e uma de bronze), Grã-Bretanha (uma de prata), França e Estados Unidos (uma de bronze cada).

Programação

Neste sábado (13), prossegue a disputa do Campeonato Mundial Cadete e Juvenil, em Riad. Serão realizadas nas pistas da King Saud Universyt Sports Arena as competições de florete individual masculino e feminino na categoria cadete.

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)
Atendimento: Nelson Ayresnelson@fatoeacao.com

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support