Lorenzo Mion se destaca no primeiro dia do Campeonato Mundial Cadete e Juvenil 2024

Em Riad, Arábia Saudita, brasileiro termina entre os 40 melhores num total de 181 floretistas juvenis

Paulo Rocha – Fato&Ação Comunicação

Assessoria de Imprensa da CBE

No dia inaugural de disputa do Campeonato Mundial Cadete e Juvenil 2024, em Riad, Arábia Saudita, foram realizadas as competições individuais de florete juvenil, masculino e feminino. E o esgrimista brasileiro que mais se destacou nesta sexta-feira (12) foi Lorenzo Mion. Ele atingiu o quadro de 64, terminando a competição na 38ª posição.

A competição de florete masculino juvenil reuniu 181 atletas. Dos quatro atletas brasileiros inscritos, metade se classificou ao quadro principal: Lorenzo Mion e Murilo Machado garantiram vaga, enquanto Pedro Nogueira e André Mura não superaram as pules.

Após se destacar na pule com cinco vitórias em seis combates, Mion foi bye no quadro de 256 e se classificou diretamente ao de 128. Nesta fase, derrotou Aris William Kiayias, do Chipre, por 15-10. Contudo, no quadro de 64, apesar de ter jogado muito bem, acabou superado no último toque pelo ucraniano Yelizar Dyrda (14-15), terminando a competição em 38º lugar.

Já Murilo Machado superou a pule após vencer dois de seus seis confrontos. No quadro de 256, porém, o brasileiro foi derrotado por 8-15 pelo equatoriano Pedro Aguinaga Procel, encerrando sua participação na 134ª colocação.

A medalha de ouro no florete masculino juvenil do Mundial ficou com o japonês Ryosuke Fukuda. A de prata foi para o britânico David Sosnov; as de bronze, para Samarth Kumbla (EUA) e Eliot Chagnon (França).

Feminino

O florete feminino juvenil teve 145 competidoras. Entre as quatro brasileiras, se classificaram nas pules Gabriella Vianna e Livia Burberry, que venceram dois de seus seis confrontos cada. Valentina Basso e Julia Grahl não conseguiram avançar ao quadro principal.

No quadro de 128, Gabriella e Livia foram superadas por atletas da Macedônia. A primeira, no último toque por Adeline Senic (14-15); a segunda, por Maria Cojocari (8-15). Nossas floretistas terminaram a competição, respectivamente, em 93º e 105º lugares na tabela.

A campeã mundial do florete juvenil foi a canadense Jessica Zi Jia Guo. A italiana Irene Bertini levou a prata, enquanto as medalhas de bronze ficaram com Vittoria Pinno, da Itália, e Rino Nagase, do Japão.

Após o primeiro dia de competição, o Japão lidera o quadro de medalhas do Mundial, no juvenil, com duas – uma de ouro e uma de bronze. Em seguida vêm Canadá (uma de ouro), Itália (uma de prata e uma de bronze), Grã-Bretanha (uma de prata), França e Estados Unidos (uma de bronze cada).

Programação

Neste sábado (13), prossegue a disputa do Campeonato Mundial Cadete e Juvenil, em Riad. Serão realizadas nas pistas da King Saud Universyt Sports Arena as competições de florete individual masculino e feminino na categoria cadete.

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)
Atendimento: Nelson Ayres[email protected]

 

 

Pular para o conteúdo