Competição abriu a temporada nacional; agora, é a vez dos Veteranos e do Torneio Nacional de Espada Ronaldo Schwantes
Paulo Rocha – Fato&Ação Comunicação
Assessoria de Imprensa da CBE
A temporada 2024 da esgrima brasileira começou em alto estilo. Reunindo 62 espadistas (32 no feminino e 30 no masculino), foi disputado nesta quinta-feira (14) o Torneio Nacional Cadete da CBE. Os jogos tiveram como palco as pistas montadas no Campus central da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, em Curitiba-PR. E os primeiros campeões nacionais do ano foram Laura Correia (Paulistano), no feminino, e Bernardo Bicalho (Pinheiros), no masculino.
O Torneio Nacional Cadete foi o primeiro dos três eventos inaugurais da temporada. Nesta sexta (15), no mesmo local, será realizado o Torneio Nacional de Veteranos e a etapa feminina do Adulto; no sábado (16), a etapa masculina – estes dois últimos eventos compõem o tradicional Torneio Nacional de Espada Ronaldo Schwantes. Em ano olímpico, uma bela oportunidade para o público curitibano desfrutar de esgrima de alto nível, reunindo nossos melhores atletas na arma.
Feminino
No feminino, Laura Correia confirmou seu favoritismo. Medalhista de prata no último Campeonato Pan-Americano Cadete, a espadista do Paulistano passou de forma invicta pelas pules e deu prosseguimento à sua trajetória vitoriosa no quadro principal da competição – com direito a show na decisão.
No quadro de 16 (fora bye no de 32), Laura venceu Sophia Asquino (Life Quality) por 15-8. Já no quadro de 8, a adversária superada foi Yasmin Barros (Dourado Esgrima), pelo placar de 15-10. Na fase semifinal, o triunfo, por 15-10 – com mais uma grande atuação – foi sobre Pietra Brazolin, do Pinheiros.
No duelo feminino decisivo do Torneio Nacional Cadete, Laura Correia mediu forças com Giulia Komatsu (Dourado Esgrima), que se classificou à final derrotando Aydée Dias (AMK-PR). E foi um show da favorita.
Laura dominou a adversária desde o início e, de forma arrasadora, abriu 12 pontos de vantagem. No final, a supremacia foi confirmada com um placar de 15-3, que garantiu mais uma medalha de ouro à galeria da talentosa Laura Correia.
“Todos os jogos foram muito difíceis. Estou feliz com essa medalha. Na final, a estratégia foi definida junto a meu técnico e, mesmo com a vantagem, me mantive concentrada do início ao fim”, analisou Laura.
Masculino
No masculino cadete, a trajetória do espadista campeão da categoria mostrou sua capacidade de superação. Bernardo Bicalho, do Pinheiros, teve quatro vitórias e uma derrota nas pules; seu bom desempenho foi suficiente para torná-lo bye no quadro de 32.
No quadro de 16, começou a arrancada de Bernardo rumo ao título. Com autoridade, ele bateu por 15-5 Samuel Brandini, da Dourado Esgrima-SP. A seguir, pelo quadro de 8, outra boa vitória, desta vez sobre Eduardo Viana, da Romão Gomes Esgrima-MG, pelo placar de 15-8.
Na semifinal, o duelo foi contra um rival tradicional: Fernando Melian, do Paulistano. Bernardo Bicalho impôs seu jogo, venceu por 15-10 e chegou à decisão. Na briga pelo título, teria pela frente seu companheiro de clube Eduardo Gonçalves, que superara Matheus Brandt.
O jogo final, entre dois atletas do Pinheiros, que se conhecem bastante, foi equilibrado. Até que Bernardo encontrou seu melhor ritmo, impôs seu jogo e fechou em 15-10, conquistando a medalha de ouro. Após o confronto, o campeão, de apenas 16 anos, comemorou a conquista:
“Eu e Eduardo somos amigos, treinamos juntos. Ele é canhoto e usei uma boa estratégia para conseguir vencê-lo. Meu objetivo é chegar o mais longe possível na esgrima, eu amo esse esporte”, afirmou Bicalho.
FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO
Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)
Atendimento: Nelson Ayres – [email protected]