Jovane Guissone termina em sexto lugar no florete na Copa do Mundo de Paraesgrima, em São Paulo

Melhor brasileiro do ranking, gaúcho já está classificado para os Jogos Paralímpicos de Paris

Paulo Rocha – Fato&Ação Comunicação

Assessoria de Imprensa da CBE

Teve início nesta quinta-feira (23), no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo-SP, a disputa da Copa do Mundo de Paraesgrima, competição na qual estão em disputa as últimas vagas aos Jogos Paralímpicos de Paris. E o brasileiro de melhor desempenho no dia inaugural foi Jovane Guissone.

Com sua vaga já garantida – pelo ranking mundial – para os Jogos Paralímpicos de Paris, o gaúcho Jovane, grande nome da paraesgrima brasileira, foi até o quadro de 8 do florete masculino B. Contudo, acabou superado no último toque pelo ucraniano Anton Datsko e terminou em sexto lugar na classificação.

Já Vanderson Chaves foi eliminado (14-15) no quadro de 32 por Numa Rojas, da Venezuela, e terminou em 17º lugar. Jovane Guissone superou o venezuelano (15-6) no quadro de 16, mas perdeu (14-15) para o ucraniano Anton Datsko, no de 8. O britânico Dimitri Coutya ficou com o ouro; o chinês Benjun Qin, com a prata; Anton Datsko (Ucrânia) e Michele Massa (Itália), com os bronzes.

No florete masculino A, os brasileiros Lucas Julião e Kevin Damasceno caíram no quadro de 32. Eles foram superados pelos italianos Emanuelle Lambertini e Matteo Betti, respectivamente, por 2-15 e 3-15 (Alex Sandro Souza foi eliminado por Kevin no quadro de 64).

Lucas ficou em 31º lugar na classificação, seguido por Kevin (32º) e Alex Sandro (33º). O ouro foi para Saichun Zhong (China), a prata para Ligiang Chen (China) e os bronzes para Gang Sun (China) e Damien Tokatlian (França).

Sabre feminino

As três brasileiras caíram no quadro de 32 do sabre A feminino. Rayssa Veras para Nataliia Morkvych, da Ucrânia (6-15); Fabiana Soares para Marta Fidrych, da Polônia (5-15); e Carminha Oliveira para Nino Tibilashvili, da Geórgia (1-15).

Rayssa terminou em 20º lugar, Fabiana em 25º e Carminha em 31º. O ouro foi conquistado por Haiyan Gu (China), a prata ficou com Nino Tibilashvili (Geórgia), e os bronzes com a polonesa Kinga Drozdz e a húngara Eva Andrea Hajmasi.

No sabre feminino B, Mônica Santos não superou a fase de pules e terminou em 20º lugar. O ouro foi para Rong Xiao (China), a prata para Sua Kang (China) e os bronzes para Irma Khetsuriani (Geórgia) e Olena Fedota-Isaieva (Ucrânia).

Programação

Terá continuidade nesta sexta-feira (24) a disputa da Copa do Mundo de Paraesgrima. Nas pistas do CPB, haverá confrontos individuais de espada feminina A e B, e de sabre masculino A e B.

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)
Atendimento: Nelson Ayres[email protected]

 

 

Pular para o conteúdo