Melhor brasileiro do ranking, gaúcho já está classificado para os Jogos Paralímpicos de Paris
Paulo Rocha – Fato&Ação Comunicação
Assessoria de Imprensa da CBE
Teve início nesta quinta-feira (23), no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo-SP, a disputa da Copa do Mundo de Paraesgrima, competição na qual estão em disputa as últimas vagas aos Jogos Paralímpicos de Paris. E o brasileiro de melhor desempenho no dia inaugural foi Jovane Guissone.
Com sua vaga já garantida – pelo ranking mundial – para os Jogos Paralímpicos de Paris, o gaúcho Jovane, grande nome da paraesgrima brasileira, foi até o quadro de 8 do florete masculino B. Contudo, acabou superado no último toque pelo ucraniano Anton Datsko e terminou em sexto lugar na classificação.
Já Vanderson Chaves foi eliminado (14-15) no quadro de 32 por Numa Rojas, da Venezuela, e terminou em 17º lugar. Jovane Guissone superou o venezuelano (15-6) no quadro de 16, mas perdeu (14-15) para o ucraniano Anton Datsko, no de 8. O britânico Dimitri Coutya ficou com o ouro; o chinês Benjun Qin, com a prata; Anton Datsko (Ucrânia) e Michele Massa (Itália), com os bronzes.
No florete masculino A, os brasileiros Lucas Julião e Kevin Damasceno caíram no quadro de 32. Eles foram superados pelos italianos Emanuelle Lambertini e Matteo Betti, respectivamente, por 2-15 e 3-15 (Alex Sandro Souza foi eliminado por Kevin no quadro de 64).
Lucas ficou em 31º lugar na classificação, seguido por Kevin (32º) e Alex Sandro (33º). O ouro foi para Saichun Zhong (China), a prata para Ligiang Chen (China) e os bronzes para Gang Sun (China) e Damien Tokatlian (França).
Sabre feminino
As três brasileiras caíram no quadro de 32 do sabre A feminino. Rayssa Veras para Nataliia Morkvych, da Ucrânia (6-15); Fabiana Soares para Marta Fidrych, da Polônia (5-15); e Carminha Oliveira para Nino Tibilashvili, da Geórgia (1-15).
Rayssa terminou em 20º lugar, Fabiana em 25º e Carminha em 31º. O ouro foi conquistado por Haiyan Gu (China), a prata ficou com Nino Tibilashvili (Geórgia), e os bronzes com a polonesa Kinga Drozdz e a húngara Eva Andrea Hajmasi.
No sabre feminino B, Mônica Santos não superou a fase de pules e terminou em 20º lugar. O ouro foi para Rong Xiao (China), a prata para Sua Kang (China) e os bronzes para Irma Khetsuriani (Geórgia) e Olena Fedota-Isaieva (Ucrânia).
Programação
Terá continuidade nesta sexta-feira (24) a disputa da Copa do Mundo de Paraesgrima. Nas pistas do CPB, haverá confrontos individuais de espada feminina A e B, e de sabre masculino A e B.
FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO
Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)
Atendimento: Nelson Ayres – [email protected]