Neste domingo (27), chegou ao fim o Torneio Nacional Cidade de Porto Alegre, com a definição dos últimos campeões das categorias Veteranos e Adulto. No florete masculino adulto, Guilherme Toldo confirmou seu favoritismo para conquistar o ouro, enquanto Luana Pekelman teve uma campanha perfeita no sabre e também garantiu o primeiro lugar.
Florete masculino Adulto
Esgrimista brasileiro mais bem colocado no ranking mundial e representante do Brasil nos Jogos Olímpicos de 2012 a 2024, Guilherme Toldo conquistou o ouro no florete masculino ao vencer de forma invicta. “Eu olho essa competição, assim como tudo aqui, como preparatório para as competições que valem mais, que são mais importantes para a gente. Acabei um pouco sobrecarregado, mas a experiência contou bastante e fico contente de ter me sobressaído nesta competição”, afirmou o campeão.
Para conquistar o título, venceu todos os seus embates nas poules. Em seguida, passou por Ian Maimoni e Giorgio Fumagalli nas fases iniciais de eliminação. Nas quartas, derrotou Ricardo Pacheco; na semifinal, obteve uma vitória suada sobre Dominic De Almeida, do Pinheiros, por 15 a 12. Na final, enfrentou seu companheiro de equipe do GNU, Pedro Marostega, e venceu mais um duelo acirrado por 15 a 13.
Sabre feminino Adulto
Luana Pekelman, do Pinheiros, dominou a final do sabre feminino desde o começo e se consagrou campeã ao vencer Karina Trois, do Paulistano, por 15 a 7. “Eu estava focada apenas no meu jogo, pensando exatamente no que precisava fazer contra ela e acabou dando certo. Depois, ela alterou o estilo de jogo, e eu precisei me adaptar, mas é assim que funciona”, comentou a campeã.
Nas poules, Luana Pekelman teve a segunda melhor campanha com todas as vitórias e avançou às oitavas, onde venceu Isabela Cunha por 15 a 5. Depois, enfrentou companheiras de time: superou Isabela Carvalho nas quartas por 15 a 14 e Ana Beatriz Fraga na semifinal por 15 a 11. O bronze ficou com Ana Beatriz Fraga, melhor brasileira no ranking mundial juvenil, e Pietra Chierighini, do Paulistano.
Florete feminino Veterano 50 e 40
Silvia Rothfeld, do Paulistano, começou o dia dominando Vania Oliveira, do CMSP, vencendo por 10 a 0 e conquistou o título no florete 50.
“Florete é minha grande paixão e este ano vai completar 41 anos ininterruptos de competição. A Vania é uma grande adversária, ela foi a primeira campeã Pan-Americana master e motivou a gente a competir fora”, afirmou a campeã.
Após conquistar o título no 50, Silvia Rothfeld garantiu mais um ouro, desta vez no florete 40. A atleta do Paulistano derrotou na final a russa Ekaterina Kholmogorova por 15 a 6, enquanto na semifinal venceu Vania Oliveira, que dividiu o bronze com Luciana Peluso.
“A russa também era uma adversária forte, mais jovem, com um físico muito melhor que o meu. Eu perdi para ela na poule, então entrei muito focada”, disse Silvia após conquistar seu terceiro título na competição.
Espada masculina Veterano 40, 50 e 60
Do Paulistano, Claudio Garcia conquistou o título de campeão ao vencer Luciano Souza, do Curitibano, por 15 a 8 na final. Na semifinal, ele superou Bruno Sicchieri e, nas quartas, derrotou Gustavo Gracioli. Completando o pódio, Bruno Sicchieri e Koiti Yamashita ficaram com o bronze.
Na disputa da espada 50, Luciano Souza, do Curitibano, venceu Guilherme Garcia, do Paulistano, por 10 a 5 e se consagrou campeão. Na semifinal, superou Koiti Yamashita, do Abel Melian, e nas quartas derrotou Luis Fonseca, do CMSP. O terceiro lugar ficou com Koiti Yamashita e Carlos Moreira.
Já na espada 60, Oliveira Robinson, do Mestre Kato, conquistou o ouro ao vencer José Leal, do Curitibano, por 10 a 3. O bronze ficou com José Oliveto, da Academia de Esgrima Rio de Janeiro.
Sabre masculino Veterano 40 e 50
No sabre 40, Rodrigo Baldin conquistou o ouro ao vencer André Ferreira por 15 a 9 na final. Na semifinal, superou Claudio Patto por 15 a 12. O bronze ficou com Claudio Patto e Maicon Pereira.
“Foi um placar super apertado no primeiro tempo, tive que pensar bastante para tirar da caixa alguma ferramenta, mas estou muito feliz de ter feito essa final com ele”, disse o campeão, Rodrigo Baldin.
Claudio Patto foi o campeão do sabre 50 ao vencer Fernando Carvalho, do Pinheiros, por 10 a 3 na final. Antes, superou Cristóvão Albuquerque por 10 a 4. O bronze ficou com Cristóvão Albuquerque e Américo Santos, do Paulistano.