Guilherme Toldo e Karina Trois brilham no primeiro dia do Torneio Nacional de Campinas

Guilherme Toldo (esq.) em combate na decisão do florete masculino. Foto: Rosele Sanchotene.

 

Floretista do Grêmio Náutico União e sabrista do Paulistano são os primeiros campeões da competição no interior paulista

 

Nelson Ayres – Fato&Ação Comunicação

Assessoria de Imprensa da CBE

O primeiro dia do Torneio Nacional de Campinas, na Escola Preparatória de Cadetes do Exército, teve os favoritos brilhando. Neste sábado (19), Guilherme Toldo, principal floretista brasileiro dos últimos quatro ciclos olímpicos, e Karina Trois, sabrista que representou o Brasil nos dois últimos Pré-Olímpicos, não deixaram dúvidas sobre os seus favoritismos e faturaram os títulos de suas armas.

Invicta e dona da segunda melhor campanha nas pules, Karina Trois (Paulistano-SP) foi caminhando segura pelos desafios das fases eliminatórias. Na semifinal, um duro confronto com a colega de clube Luiza Lee, vencido por 15 a 13.

Na decisão, a surpreendente Isabela Carvalho (Pinheiros-SP), dona da melhor campanha nas pules e que eliminou Luana Pekelman (Pinheiros-SP) na semifinal. Mas a jovem não foi páreo para Karina, que garantiu o título com 15 a 3 no placar, conseguindo em um jogo dar mais toques na adversária do que ela havia sofrido na competição inteira.

“Em jogos decisivos, numa final, semifinal, ou quadro de 8, não dá para bobear nunca. Se levar toques bobos, pode fazer falta no final. Então prefiro ficar concentrada em todo o tempo para não ser surpreendida”, disse a campeã sobre seu desempenho arrasador na decisão.

No florete, Guilherme Toldo (GNU-RS) era o grande nome a ser batido. E não decepcionou. Fez uma campanha irretocável, passando em primeiro lugar nas pules e vitórias bem folgadas nas eliminatórias, inclusive na decisão do título, quando bateu Paulo Morais (T.C. Paulista) por 15 a 4. Heitor Shimbo (Pinheiros-SP) e Ricardo Pacheco (Paulistano-SP) ficaram com as medalhas de bronze.

“Fico contente, pois é início de temporada para mim, já que o Circuito Internacional está começando. Essa prova serve de parâmetro para mim, já que estamos iniciando o ciclo de Los Angeles. Um bom handicap, né? Fico contente de seguir num nível bom. Não só por ter ganhado todos os jogos, mas por ter jogado muito bem”, analisou Toldo.

Neste domingo, o Torneio Nacional de Campinas tem sequência, com desafios no florete feminino e no sabre masculino.

 

 

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)

Atendimento: Nelson Ayres[email protected]

Pular para o conteúdo