Ginevra Giordano alcança seu melhor resultado em Mundiais

Ginevra Giordano alcançou em Wuxi o seu melhor resultado em Campeonatos Mundiais (Augusto Bizzi/Eva Pavia Gomez/Luca Pagliaricci/FIE)

Ginevra Giordano ficou pela primeira vez entre as 40 melhores do Campeonato Mundial juvenil de espada (Augusto Bizzi/Eva Pavia Gomez/Luca Pagliaricci/FIE)

Assessoria de Comunicação da Confederação Brasileira de esgrima

Ginevra Giordano participou em Wuxi, na China, pela terceira vez do Mundial na categoria juvenil da espada. Depois de ser 58ª em Plovdiv, na Bulgária, em 2023, e 72ª em Riyadh, na Arábia Saudita, a atleta do Paulistano conseguiu seu melhor resultado ao terminar a competição pela primeira vez dentro do Top-40. Depois de fazer uma excelente fase de poules, a esgrimista de 19 anos chegou até o quadro de 64 e terminou em 38º.

Feminino

Equipe feminina de espada cadete no Mundial de Wuxi (CBE)
Equipe feminina de espada juvenil no Mundial de Wuxi (CBE)

Quatro brasileiras participaram do Mundial na categoria cadete. Na fase de poules, deu para perceber que Ginevra Giordano estava inspirada. Ela venceu cinco dos seis jogos que teve pela frente e se classificou para o mata-mata num excelente 17º lugar. Laura Correia e Pietra Brazolin, ambas com duas vitórias, também avançaram, respectivamente, em 108º e 119º. Maria Luiza Emed, que venceu apenas um dos cinco confrontos, foi eliminada em 152º.

Laura Correia fez um jogo duro no quadro de 128 e só foi eliminada depois de um emocionante 15 a 14 (Augusto Bizzi/Eva Pavia Gomez/Luca Pagliaricci/FIE)
Laura Correia fez um jogo duro no quadro de 128 e só foi eliminada depois de um emocionante 15 a 14 (Augusto Bizzi/Eva Pavia Gomez/Luca Pagliaricci/FIE)

Na fase de 128, Laura Correia, que será uma das representantes do Brasil nos Jogos Pan-Americanos Júnior de Assunção-2025, fez um jogo duríssimo contra a polonesa Cecylia Cieslik e acabou eliminada depois de um emocionante 15 a 14. Já Pietra Brazolin não resistiu à polonesa Oliwia Tercjak e perdeu por 15 a 4.

Já Ginevra Giordano, apesar da excelente classificação nas poules, não teve vida fácil no quadro de 128. Ela sofreu para vencer a hondurenha Helena Linares, que se classificou em 111º, pela diferença mínima: 15 a 14. Na fase seguinte, a brasileira fez um bom duelo contra a russa Anastasiia Rustamova, mas perdeu por 15 a 10 e encerrou sua participação no Mundial.

As algozes das brasileiras chegaram longe no Mundial. Oliwia Tercjak, que venceu Pietra Brazolin, conquistou a medalha de bronze. Já Anastasiia Rustamova terminou em sétimo lugar e Cecylia Cieslik foi a 12ª.

Masculino

Equipe masculina de espada juvenil no Mundial de Wuxi (CBE)
Equipe masculina de espada juvenil no Mundial de Wuxi (CBE)

No masculino, a participação brasileira na espada juvenil foi mais modesta. Dos três brasileiros, apenas Elia Galli passou das poules com três vitórias em seis jogos. Lucca Asquino, com apenas um resultado positivo, e Guilherme Maluf, com nenhum, foram eliminados.

No quadro de 256, Elia Galli eliminou o eslovaco Matej Knepp por 15 a 13, mas enfrentou na fase de 128 o canadense Nicholas Zhang. O atleta da América do Norte foi superior e conseguiu vencer o brasileiro por 15 a 6. Depois disso, ele embalou na competição e caiu apenas nas quartas de final, terminando em sétimo lugar no Mundial.

Programação

A partir da noite deste domingo até a madrugada de segunda-feira serão disputadas as competições de espada cadete no Mundial de Wuxi. Confira quem são os brasileiros que entram em ação:

22h – Espada Cadete Masculina

Lucca Asquino e Guilherme Maluf

00h – Espada Cadete Feminina

Pietra Brazolin, Antonella Dinucci e Maria Luiza Emed

🔴 Assista ao vivo: https://fie.org/live
🗓️ Resultados: https://bit.ly/44c8Wdg

 

Pular para o conteúdo