Skip to main content

Competição disputada em São Paulo-SP valia pontos no ranking visando classificação aos Jogos de Paris 2024

Maia Weintraub venceu Mariana Pistoia na final. Foto: Rosele Sanchotene.

Nelson Ayres e Paulo Rocha – Fato&Ação Comunicação

Assessoria de Imprensa da CBE

O Torneio Satélite de Florete da Federação Internacional de Esgrima (FIE), competição valendo pontos no ranking visando classificação para os Jogos Olímpicos de Paris 2024, teve seu encerramento neste domingo (3). E a exemplo do que aconteceu na véspera, nas pistas do E.C. Pinheiros, em São Paulo-SP, quando o chileno Leopoldo Alarcon venceu Guilherme Toldo na final do masculino, o Brasil deixou escapar o título no feminino. A campeã foi a jovem Maia Weintraub, dos Estados Unidos, de apenas 20 anos, que derrotou na final a brasileira Mariana Pistoia.

Respectivamente líder e vice-líder do ranking nacional, Bia Bulcão (Pinheiros-SP) e Mariana Pistoia (GNU-RS) foram as representantes brasileiras nas semifinais do Torneio Satélite. Bia (69ª do ranking da FIE) enfrentou a melhor ranqueada internacional da competição, Maia Weintraub (17ª do mundo, única Top 20 que disputou o torneio no Brasil); Mariana, por sua vez, teve pela frente a mexicana Alely Hernández.

O duelo entre Bia e Maia Weintraub foi de altíssimo nível. A brasileira chegou a abrir vantagem no início, mas a norte-americana achou seu melhor jogo e virou o placar. Usando principalmente os contragolpes, Maia fechou em 15-11 e se classificou à decisão. 

Na outra semifinal, Mariana Pistoia (56ª colocada do ranking da FIE) realizou uma disputa igualmente equilibrada com Alely Hernández, do México (88ª do ranking). A mexicana começou melhor, mas Mariana buscou o empate, passou à frente e venceu por 15-12, garantindo vaga na final.

A decisão do Torneio Satélite de Florete feminino foi disputada ponto a ponto: Mariana lutou muito, mas não conseguiu evitar a vitória da norte-americana, que fechou em 15-14 e faturou o título.

“Foi um dia bastante cansativo, mas valeu a pena. Eu tive que manter a concentração nesta final, que foi muito difícil. Agora é me preparar para os próximos torneios, com foco total na classificação para os Jogos de Paris”, disse Maia após a conquista da medalha de ouro.

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)
Atendimento: Nelson Ayresnelson@fatoeacao.com

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support