Nathalie Moellhausen é surpreendida por argentina e deixa escapar a cobiçada medalha na espada; Enrico Pezzi foi o melhor no sabre
Paulo Rocha – Fato&Ação Comunicação
Assessoria de Imprensa da CBE
Após dois dias seguidos subindo ao pódio nos Jogos Pan-Americanos de Santiago (com os bronzes de Alexandre Camargo, Mariana Pistoia e Guilherme Toldo), a esgrima do Brasil não conquistou medalha nesta quarta-feira (1), terceiro dia de disputa da modalidade na capital chilena.
Na disputa da espada, Nathalie Moellhausen parou no quadro de 8 após derrota de 13-15 para a argentina Isabel Di Tella, 51ª colocada no ranking mundial. Nossa outra representante na espada, a jovem Victoria Vizeu, estreante em Jogos Pan-Americanos, parou nas pules. Também nesta quarta-feira, no sabre masculino, Enrico Pezzi foi eliminado no quadro de 16, enquanto Henrique Garrigós caiu na fase de pules.
Nathalie começou a competição dando a entender que lutaria pela medalha de ouro, inédita em sua carreira. A número 3 do mundo venceu todos os seus duelos nas pules e, no quadro de 16, bateu Karina Dyer, da Costa Rica, por 9-8. No quadro de 8, etapa que valia classificação à semifinal e, consequentemente, um lugar no pódio, Nathalie foi surpreendida por Isabel Di Tella, que mostrou técnica e personalidade para abrir vantagem no confronto. Na reta final, a brasileira reagiu e encostou no placar, mas a argentina não deixou a vitória escapar, fechando o jogo em 15-13. Ela terminou na 5ª colocação na classificação; Victoria Vizeu, por sua vez, ficou em 17º lugar.
Na disputa individual do sabre masculino, o Brasil ficou nas eliminatórias. Campeão brasileiro, Enrico Pezzi foi o melhor da arma, chegou ao quadro de 16, mas foi derrotado (11-15) pelo chileno Roberto Monsalva e se despediu da competição, terminando na 13ª posição. Nosso outro representante na arma, Henrique Garrigós ficou em 16º na classificação.
Programação
Nesta quinta-feira (2) é dia de disputa por equipes nos Jogos Pan-Americanos. Entrarão em pista os times brasileiros de espada masculino (Alexandre Camargo, Fabrizio Lazzarotto e Leopoldo Gubert) e de florete feminino (Mariana Pistoia, Bia Bulcão e Carolina Brecheret).
FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO
Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)
Atendimento: Nelson Ayres – [email protected]