Skip to main content

Paranaenses foram campeões na espada masculino; gaúchas, no florete feminino; e paulistas, no sabre feminino

Meninas do Rio Grande do Sul levaram a melhor no florete. Foto: Rosele Sanchotene.

Paulo Rocha – Fato&Ação Comunicação

Assessoria de Imprensa da CBE

No dia de encerramento do Campeonato Brasileiro Interclubes Adulto, as pistas do Grêmio Náutico União, em Porto Alegre, serviram de palco para disputas por equipes. E os campeões deste domingo (15) foram: Paraná, na espada masculino; Rio Grande do Sul, no florete feminino; e São Paulo, no sabre feminino. Foi a última competição nacional adulta promovida pela Confederação Brasileira de Esgrima nesta temporada.

O Paraná conquistou o título por equipes na espada masculino com uma virada sensacional sobre São Paulo, no último combate. Composto exclusivamente por atletas da Academia Mestre Kato, o time paranaense, cujo principal nome era o líder do ranking e campeão brasileiro individual Alexandre Camargo, chegou à decisão após eliminar Minas Gerais na semifinal.

O último duelo da final, entre Alexandre e Nicolas Ferreira, começou com uma vantagem paulista de cinco pontos. Mas o líder do ranking e atual grande nome da espada masculino no Brasil, fez pontos em sequência, empatou o jogo e decretou a vitória por 45 a 44, na prorrogação.

“Foi muito difícil, quase deu ruim… Mas conseguimos a virada e pudemos manter esse título de equipes para o Paraná. Chegamos focados, cada um fez sua parte e buscamos nosso objetivo, apesar das dificuldades”, afirmou Alexandre.

Além de Alexandre Camargo, o Paraná teve Pedro Petrich, Fabrício Lazzarotto e Leopoldo Gubert. Os paulistas foram representados por Richard Grunhauser, Leandro Seini, Nicolas Ferreira e Gabriel Júlio – todos do Pinheiros.

Florete feminino

Gaúchas e paulistas, que eliminaram seus respectivos segundos times na fase semifinal, foram as protagonistas da final no florete feminino por equipes desta edição do Campeonato Brasileiro Interclubes. E o Rio Grande do Sul, para alegria da torcida da casa, ficou com o título ao vencer pelo placar de 45-42.

A equipe campeã foi composta por Ana Toldo, Daphne Becker, Valentina Baldi e Giovana Bonetti – todas do Grêmio Náutico União. São Paulo teve Carolina Brecheret, Laura Papaiano (ambas do Paulistano), Valentina Basso (Pinheiros) e Isis Queiroz (CGB Betancourt).

“Somos uma equipe unida, nos conhecemos muito e confiamos umas nas outras. Traçamos uma estratégia e conseguimos executar. Nos combates, precisamos ser agressivas, mas ter frieza também”, analisou Daphne Becker.

Sabre feminino

No sabre feminino por equipes (competição que fechou o Campeonato Brasileiro), mais uma final foi disputada entre Rio Grande do Sul e São Paulo. Contudo, desta vez, quem levou a melhor foi o conjunto paulista, que venceu por 45-26 e levou a medalha de ouro.

Formaram o time paulista Luana Pekelman (Pinheiros), Luciana Peluso (Sala São Jorge), Karina Trois e Camila Vieira (ambas do Paulistano). A equipe gaúcha teve Eduarda Nehrke, Ana Clara Morsch, Bárbara Zanesco e Laura Quevedo (todas do Lindóia TC).

“Nos consideravam favoritas, mas nem sempre a equipe favorita vence. Por isso, levamos com a maior seriedade possível. Tivemos calma e foco, sem afobação e conseguimos conquistar nosso objetivo”, declarou Karina Trois.

CAMPEÕES DO BRASILEIRO INTERCLUBES ADULTO/ PORTO ALEGRE-RS 2023

INDIVIDUAL

  • Espada masculino – Alexandre Camargo (Academia Mestre Kato-PR)
  • Espada feminino – Clara Amaral (Pinheiros-SP)
  • Florete masculino – Guilherme Toldo (Grêmio Náutico União-RS)
  • Florete Feminino – Mariana Pistoia (Grêmio Náutico União-RS)
  • Sabre masculino – Enrico Pezzi (Pinheiros-SP)
  • Sabre feminino – Karina Trois (Paulistano-SP)

EQUIPES

  • Espada masculino – Paraná
  • Espada feminino – São Paulo
  • Florete masculino – São Paulo
  • Florete Feminino – Rio Grande do Sul
  • Sabre masculino – São Paulo
  • Sabre feminino – São Paulo

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)
Atendimento: Nelson Ayresnelson@fatoeacao.com

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support