Skip to main content

Em Curitiba (PR), Pedro Petrich, Isabela Carvalho e Carolina Brecheret foram os campeões do dia, respectivamente da espada, do sabre e do florete sub-20

Em Curitiba (PR), a sadia rivalidade entre Brecheret e Vianna ganhou um novo capítulo. Fotos: Rosele Sanchotene/CBE

Henrique Porto – Fato&Ação Comunicação

Assessoria de Imprensa da CBE

O primeiro dia do Campeonato Brasileiro Interclubes Cadete e Juvenil foi marcado por disputas emocionantes, finais de ciclos e rivalidade no ginásio do Clube Curitibano, em Curitiba (PR). O sábado (16) consagrou Pedro Petrich (Academia Mestre Kato/PR), Isabela Carvalho (Pinheiros/SP) e Carolina Brecheret (Paulistano/SP), todos juvenis (sub-20), vencedores respectivamente da espada, do sabre e do florete.

Na prova de espada individual masculina, a maior do dia com 48 esgrimistas, Pedro Petrich encerrou com chave de ouro a sua passagem pelas categorias de formação. A partir do ano que vem competirá exclusivamente no adulto e, em sua despedida, venceu o promissor Rafael Ribeiro (Sala São Jorge/SP) na final, por 15 toques contra 7.

“Estou muito feliz por fechar este ciclo em primeiro no ranking. Foi muito especial, principalmente por ser em casa”, comentou. “Agora é só melhorar, para a frente, nunca para trás. No momento estou em quarto no ranking adulto e desejo me consolidar”, concluiu. As medalhas de bronze na espada ficaram com Matheus Brandt (Pinheiros/SP) e João Hoffmann (União/RS).

A final do sabre individual feminino marcou um choque de gerações. Com apenas 14 anos, Stella Santos (Paulistano/SP) desafiou Isabela Carvalho (Pinheiros/SP), de 17, depois de uma espetacular virada na semifinal contra Isabela Cunha (Lindóia/RS), medalhista de bronze ao lado de Ana Beatriz Fraga (Pinheiros/SP).

Desta vez encontrou uma adversária que soube controlar bem o jogo desde o primeiro toque e aos poucos foi minando o ímpeto de Stella, até chegar aos 15 a 4 que lhe garantiram a medalha de ouro. “Sempre trato meus oponentes com o mesmo respeito e foi uma ótima final com a Stella. Ela sempre tem um jogo muito forte, mas hoje foi o meu dia e estou muito feliz”, afirmou Isabela. “É o meu último ano de juvenil, então eu quero ganhar o máximo de títulos possíveis”, acrescentou a paulista.

Por fim, na decisão do florete feminino, a sadia rivalidade entre Carolina Brecheret e Gabriella Vianna proporcionou mais um grande jogo entre ambas, que se alternaram na liderança do placar nos dois primeiros tempos. O último tempo começou com Brecheret vencendo por apertados 11 a 9 e sem pedidos de revisão ao VAR para ambas.

A esgrimista do Paulistano voltou mais concentrada para a pista e de cara colocou três importantes toques, que lhe garantiram o fôlego e a tranquilidade necessária para vencer por 15 a 9. “Antes do intervalo eu estava muito cansada e minhas pernas começaram a falhar. Mas descansei, ajustei meu jogo de pernas e consegui focar no jogo dela”, esclareceu a campeã. Fechando o pódio do florete, Stella Frias (Pinheiros/SP) e Livia Matos (União/RS) foram bronze.

A competição prossegue em Curitiba neste domingo (17), com jogos individuais pela categoria Cadete (sub-17), nas três armas e dois gêneros. O evento tem transmissão gratuita pelo YouTube, na CBEsgrima TV (https://www.youtube.com/@cbesgrima).

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)
Atendimento: Nelson Ayresnelson@fatoeacao.com

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support