Skip to main content

Dos onze títulos disputados no Centro de Treinamento Paralímpico, apenas um foi não foi conquistado por atletas brasileiros

Lucas Julião foi campeão nacional pela primeira vez. Foto: Rosele Sanchotene.

Paulo Rocha e Henrique Porto – Fato&Ação Comunicação

Assessoria de Imprensa da CBE

Emoção de sobra nas pistas do Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo-SP. Foram iniciadas nesta sexta-feira (4) as disputas simultâneas do Torneio Satélite, etapa oficial da Federação Internacional do Esporte para Amputados e Cadeirantes (IWAS), e da 2ª Copa Brasil de Paraesgrima, organizada pela Confederação Brasileira de Esgrima (CBE). E neste dia inicial de disputa, vários campeões já foram conhecidos.

Conquistaram títulos do Torneio Satélite da IWAS Mônica Santos (Florete B e Sabre B), Fabiana Soares (Florete A), Rayssa Veras (Sabre A), Vanderson Chaves (Sabre B), Jovane Guissone (Espada B) e o argentino Carlos Freitas (Espada A). Os campeões da 2ª Copa Brasil, por sua vez, foram Kevin Damasceno (Sabre A), Vanderson Chaves (Sabre B), Lucas Julião (Espada A) e Izaías Monteiro (Espada B).

Florete

A primeira arma a entrar na pista no dia de abertura, pelo Torneio Satélite da IWAS, foi o Florete feminino B. A final foi jogada por Mônica Santos (GNU-RS) e Rudineia Manica (ADF-PR), que superaram respectivamente, nas semifinais, Suelen Rodolpho e a alemã Sylvi Tauber. Ao vencer a rival por 15-13, Mônica faturou o primeiro título do dia.

“Acabei de chegar da Polônia e estou indo para a Coreia competir. Portanto, este campeonato foi um ótimo teste para que eu pudesse avaliar meu jogo. Esgrima é toque a toque, ação a ação. Estou feliz por vencer”, declarou Mônica.  

Já na categoria A, a decisão do Torneio Satélite foi entre Fabiana Soares (SC Magnolia-RJ) e Shelby Jensen, dos Estados Unidos, que havia superado Carminha Oliveira (ADF-PR) na semifinal. Num duelo equilibrado, Fabiana tomou a dianteira do placar na reta final e venceu por 15-11, garantindo o ouro.

“Consegui me concentrar e as ações foram saindo. Já joguei com a Shelby em Copas do Mundo e a conhecia. Na pule, inclusive ela tinha me vencido. Estou satisfeita. Foi uma vitória para o Rio, sou carioca”, disse a campeã Fabiana. 

Sabre

A decisão da 2ª Copa Brasil de Paraesgrima no Sabre masculino A reuniu o campeão mundial sub-23 Kevin Damasceno (Grêmio Náutico União-RS) e Alex Sandro Souza (Pinheiros-SP). Mostrando sua boa técnica e estratégia de jogo bem elaborada, Kevin confirmou seu ótimo momento ao vencer por 15-4 e faturar o ouro.

No Sabre masculino B, Vanderson Chaves derrotou Jovane Guissone (ADF-PR) por 15-11 e faturou o título da 2ª Copa Brasil. Após a decisão, o atleta do Grêmio Náutico União-RS não escondeu sua satisfação com a conquista sobre um adversário do mais alto nível. 

“Jogar contra o Jovane é sempre difícil, assim como é contra o Izaías (Monteiro), a quem venci na semifinal. A final teve alguns pedidos de VAR, foi um jogo acirrado. Superar adversários desse nível é muito bom”, declarou Vanderson.

 A final entre Vanderson Chaves e Jovane Guissone se repetiu no Sabre masculino B do Torneio Satélite da IWAS (nas semifinais, eles eliminaram, respectivamente, o argentino Hugo Alderete e o colombiano Hector Barrios). E mais uma vez Vanderson levou a melhor, vencendo o duelo novamente por 15-11 sagrando-se campeão mais uma vez. “Jovane é um exemplo de atleta, é um prazer disputar finais com ele”, disse.

Já no Sabre feminino A do Torneio Satélite, Carminha Oliveira (ADF-PR) e Rayssa Veras (Paulistano-SP) decidiram o título. Numa final equilibrada, Rayssa mostrou mais precisão nas ações e venceu por 15-10.

De posse da medalha de ouro no Florete B, Mônica Santos (GNU-RS) teve como oponente Sylvi Tauber, da Alemanha, na final do Sabre feminino B, pelo Torneio Satélite. Com uma virada nos pontos finais do confronto, ela bateu a germânica por 15-13 e faturou seu segundo título no dia inaugural da competição.

“Levei alguns toques, mas melhorei meu rendimento e virei o jogo na reta final. É muito bom vencer, ainda mais uma atleta da Alemanha. Vibrei muito durante o jogo e ela pareceu ter ficado abalada. Isso é bom”, comemorou.  

Espada

Na Espada masculino A da 2ª Copa Brasil, a final reuniu Lucas Julião (API Nauru-SP) e Clodoaldo Zafatoski (ADF-PR). O jogo foi bastante parelho no seu início, nenhum dos competidores conseguiu abrir uma boa vantagem. No fim, Lucas fechou em 15-13 e faturou a sua medalha de ouro.

“Tenho um ano e quatro meses de esgrima e, nos campeonatos que disputei, vinha sempre batendo na trave. É meu primeiro título e estou muito feliz”, disse Lucas, que revelou trabalhar no setor de marketing do Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, ou seja: estava literalmente em casa.

Já na Espada B masculino, também pela Copa Brasil, a decisão foi entre Izaías Monteiro (ADF-PR) e Maurício de Lima (GNU-RS). Jogando bem, Izaías abriu boa vantagem no placar e conduziu o duelo até a vitória por 15-5 e o título.

Na Espada masculino A do Torneio Satélite da IWAS, Kevin Damasceno, que já conquistara o título da 2ª Copa Brasil no Sabre A, disputou a final com o argentino Carlos Freitas: rivalidade na pista. Mais experiente, o atleta da Argentina (que tem 43 anos, contra 19 de Kevin) saiu em desvantagem, mas virou o placar e venceu por 15-11, conquistando o único título de um estrangeiro neste dia inicial de competição.

A final da Espada B do Torneio Satélite também posicionou frente a frente um brasileiro e um argentino: Jovane Guissone e Hugo Alderete. Jovane precisou usar toda sua categoria e experiência para superar o adversário por 15-8 e conquistar o título na última prova disputada no dia inicial de competição.

Encerramento

Neste sábado (5), dia de encerramento do Torneio Satélite da IWAS e da 2ª Copa Brasil de Paraesgrima, seguem as disputas de sabre, espada e florete válidas pelas duas competições. A entrada no Centro de Treinamento Paralímpico é franca, e a CBEsgrima TV transmite o evento ao vivo (https://www.youtube.com/cbesgrima).  

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)
Atendimento: Nelson Ayresnelson@fatoeacao.com
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support