Skip to main content

Encerramento do Torneio Satélite e da 2ª Copa Brasil de Paraesgrima foi de altíssimo nível em São Paulo

Mônica Santos e Sylvi Tauber fizeram a decisão da espada B. Foto: Rosele Sanchotene.

Paulo Rocha e Henrique Porto – Fato&Ação Comunicação

Assessoria de Imprensa da CBE

Com duelos emocionantes e demonstrações de técnica apurada, chegaram ao fim neste sábado (5) as disputas simultâneas do Torneio Satélite, etapa oficial da Federação Internacional do Esporte para Amputados e Cadeirantes (IWAS), e da 2ª Copa Brasil de Paraesgrima, organizada pela Confederação Brasileira de Esgrima (CBE). E o dia final de competição consagrou mais campeões nas pistas do Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo-SP.

Os títulos do Torneio Satélite da IWAS foram conquistados pelos brasileiros Jovane Guissone (Florete B) e Rayssa Veras (Espada A), e pelos alemães Julius Haupt (Florete A e Sabre A) e Sylvi Tauber (Espada B). Já pela 2ª Copa Brasil, faturaram ouro Fábio Damasceno (Florete A), Vanderson Chaves (Florete B) e Maria Silva (Espada A). 

Torneio Satélite – IWAS

No Florete masculino A do Torneio Satélite, a decisão foi entre Brasil e Alemanha (a exemplo do que acontecera na véspera na final do Florete feminino B, quando Mônica Santos bateu Silvy Tauber): Kevin Damasceno (GNU-RS) teve como adversário Julius Haupt (FC Tauberbischofsheim).

O atleta germânico mostrou muita técnica e abriu vantagem sobre Kevin no início da disputa. Na sequência, Julius Haupt se manteve à frente do placar, venceu por 15-2 e conquistou o ouro.

Já no Florete B, Jovane Guissone (ADF-PR) e Vanderson Chaves (GNU-RS) se encontraram em mais uma decisão. Jovane, que na véspera fora derrotado por Vanderson em duas finais de Sabre por competições distintas, não deu chance ao rival desta vez: venceu por 15-9 e faturou mais um título – já tinha conquistado medalha de ouro na Espada B do Satélite no primeiro dia de competição.

“Não treino muito com sabre, as outras armas são de minha preferência. Ontem (4) ganhei o Satélite na Espada e hoje fico feliz por mais esse título. Jogar com o Vanderson sempre é muito bom”, disse o multicampeão, prosseguindo:

“Fico feliz por ser uma referência no esporte. Me motiva muito saber que mais pessoas com deficiência estão ingressando na paraesgrima seguindo o meu exemplo”, completou Jovane.

A Espada feminino A do Satélite foi decidida por Rayssa Veras (Paulistano-SP) e uma atleta dos Estados Unidos, Shelby Jensen (Utah Swords Academy Fencing Club). A brasileira, que já havia conquistado ouro no Sabre A, venceu por 15-6 e faturou outro título.

“Não foi a primeira vez que enfrentei a Shelby. Ela é canhota e tem uma envergadura maior que a minha. Tive que planejar muito bem as minhas ações para vencer essa final”, declarou Rayssa.

Na final da Espada feminino B, Mônica Santos (GNU-RS) e Sylvi Tauber (TUS Maccabi Rostock) reeditaram a final do Florete B – vencida por Mônica – entre Brasil e Alemanha. Contudo, desta vez, a alemã levou a melhor ao triunfar pelo placar de 11-3 e sagrou-se campeã. 

O Sabre masculino A, por sua vez, foi a única arma em que a final do Torneio Satélite não teve a presença de um atleta brasileiro, Decidiram o título o alemão Julius Haupt (que já tinha faturado ouro no Florete A) e Vasileios Ntounis, da Grécia. Numa final emocionante, Haupt bateu o grego por 15-14 e conquistou seu segundo título na competição.

2ª Copa Brasil – CBE

No Florete masculino A, a decisão foi jogada entre Alex Sandro Souza (Pinheiros-SP) e Fábio Damasceno (GNU-RS).  Após uma emocionante disputa, a vitória de 15-10 deu o título a Damasceno. Esse duelo fechou o segundo dia de competições no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro.

“Essa vitória de hoje devo a minha bagagem. Tive uma lesão grave há pouco tempo e tenho sofrido muito. Também fico feliz pelo meu filho Kevin, que está jogando muito. A família Damasceno está firme e forte”, declarou o campeão.

Vanderson Chaves e Maurício de Lima, companheiros de treinamentos no Grêmio Náutico União-RS, fizeram a final do Florete B da Copa Brasil. Foi um jogo parelho, entre dois atletas que se conhecem bem. E o titulo ficou com Vanderson, que derrotou o colega de clube por 15-12.

“Eu e Maurício treinamos juntos, foi um prazer jogarmos essa final. Fico satisfeito com as vitórias que tive aqui, mas tenho que melhorar sempre”, disse Vanderson após mais uma vitória.

O título da Espada feminino A da Copa Brasil foi decidido por Erika Melo (API Nauru-SP) e Maria Silva (Associação Atlética Anthares-AL) – ambas buscando um título inédito. Maria abriu vantagem no começo e se manteve na frente até o fim, vencendo por 15-11 e realizando o sonho da medalha de ouro.

“Fico feliz com essa conquista. Não foi fácil, pois eu já estava cansada de outros combates. Agradeço a todos que torceram e me apoiaram”, disse Maria Silva.

CAMPEÕES DO TORNEIO SATÉLITE – IWAS

Florete masculino A – Julius Haupt (Alemanha)

Florete masculino B – Jovane Guissone (Brasil)

Florete feminino A – Fabiana Soares (Brasil)

Florete feminino B – Mônica Santos (Brasil)

Sabre masculino A – Julius Haupt (Alemanha)

Sabre masculino B – Vanderson Chaves (Brasil)

Sabre feminino A – Rayssa Veras (Brasil)

Sabre feminino B – Mônica Santos (Brasil)

Espada masculino A – Carlos Freitas (Argentina)

Espada masculino B – Jovane Guissone (Brasil)

Espada feminino A – Rayssa Veras (Brasil)

Espada feminino B – Sylvi Tauber (Alemanha)

CAMPEÕES DA 2ª COPA BRASIL DE PARAESGRIMA – CBE

Florete masculino A – Fábio Damasceno (GNU-RS)

Florete masculino B – Vanderson Chaves (GNU-RS)

Florete feminino B – Mônica Santos (GNU-RS)

Sabre masculino A – Kevin Damasceno (GNU-RS)

Sabre masculino B – Vanderson Chaves (GNU-RS)

Sabre feminino A – Fabiana Soares (SC Magnolia-RJ)

Espada masculino A – Lucas Julião (API Nauru-SP)

Espada masculino B – Izaías Monteiro (ADF-PR)

Espada feminino A – Maria Silva (AA Anthares-AL)

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)
Atendimento: Nelson Ayresnelson@fatoeacao.com

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support