Skip to main content

No Paraguai, nossos jovens esgrimistas já conquistaram 28 medalhas e devem ampliar ainda mais a marca

A cena mais comum deste Sul-Americano: meninas do sabre dominando o pódio. Foto: Acervo Pessoal.

Paulo Rocha – Fato&Ação Comunicação

Assessoria de Imprensa da CBE

A nova geração da esgrima brasileira segue em franca evolução, ampliando cada vez mais a hegemonia continental. Nesta quinta-feira (7), em Assunção, capital paraguaia, nossos atletas superaram a performance obtida ano passado na boliviana Cochabamba e chegaram à marca de 28 medalhas no Campeonato Sul-Americano Pré-Cadete, Cadete e Juvenil. 

Na Bolívia, em 2022, o primeiro lugar geral na classificação foi obtido pelo Brasil com 24 medalhas no total, sendo seis de ouro, seis de prata e 12 de bronze. Agora, no Paraguai, faltando ainda dois dias para o término da competição, já somamos 28 no total, sendo oito de ouro, cinco de prata e 15 de bronze.

As seis medalhas que fizeram nossa esgrima a superar a marca anterior foram conquistadas nesta quinta, pela categoria juvenil: no sabre feminino, por Luana Pekelman (ouro), Ana Beatriz Fraga (prata) e Camila Vieira (bronze). Na espada, medalharam Laura Correia (prata) e Ginevra Giordano (bronze), no feminino, e Pedro Petrich (bronze), no masculino.

Sabre

No sabre feminino, o Brasil deu um verdadeiro show: ouro para Luana Pekelman, prata para Ana Beatriz Fraga e bronze para Camila Vieira. Luana passou por Camila na semifinal e, na decisão, superou Ana Beatriz por 15-6. Verde-amarelo nos três degraus do pódio. Já no masculino, o sabre juvenil não conquistou nenhuma medalha nesta quinta-feira.  

Espada

Laura Correia, que conquistara ouro na espada cadete, chegou à final na juvenil, mas não logrou êxito desta vez. Foi derrotada pela venezuelana Victoria Guerrero e ficou com a prata. Duas medalhas de bronze também foram ganhas por brasileiros na espada juvenil. No feminino, por Ginevra Giordano; no masculino, por Pedro Petrich.

Agenda

O Campeonato Sul-Americano Pré-Cadete, Cadete e Juvenil prossegue nesta sexta-feira (8), nas pistas do Parque Olímpico de Assunção. Estão programadas as disputas de florete juvenil (masculino e feminino), sabre por equipes juvenis (masculino e feminino) e de estafeta (equipes cadetes).

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)

Atendimento: Nelson Ayresnelson@fatoeacao.com

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support