Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima
Durante três dias, de sexta-feira (9) até domingo (12), a cidade de Bogotá, na Colômbia, recebe mais uma edição do Grand Prix de Esgrima, reunindo atletas de alto nível de diversos países. O Brasil será representado por seis esgrimistas na competição. No feminino, participam Marcela Silva, atualmente na 110ª posição do ranking mundial, Laura Correia (769ª), Pietra Campos e Renata Zettermann. Já no masculino, completam o time brasileiro Matheus Brandt, número 567 do mundo, e Leandro Seini, que ocupa a 867ª colocação.
No primeiro dia de competições, as esgrimistas brasileiras entram em ação a partir das 12h, horário de Brasília, com as disputas das poules. As quatro atletas participaram recentemente do Torneio Nacional Cidade de Porto Alegre, onde Renata Zettermann alcançou a segunda colocação.
Já Marcela Silva conquistou a medalha de bronze no mesmo torneio e, antes disso, havia vencido o Torneio Nacional Ronaldo Schwantes, realizado em março, em Curitiba. Na sequência, disputou a Copa do Mundo em Marrakech, onde foi eliminada na fase preliminar após uma derrota apertada para a polonesa Zofia Janelli, por 15 a 13.
Completando a equipe feminina, Laura Correia terminou sua participação em Porto Alegre em 7º lugar, e Pietra Campos encerrou em 40º.
Entre os homens, que competem no sábado (10), estarão Matheus Brandt, convocado para os Jogos Pan-Americanos Júnior de Esgrima. Ele ocupa a 567ª posição no ranking adulto e é o 77º no ranking juvenil. Também estará em ação Leandro Seini, que ocupa a 12ª colocação no ranking adulto nacional e finalizou sua participação no Torneio Nacional Cidade de Porto Alegre em 11º lugar.
A competição tem início com as fases preliminares, que incluem as poules e as primeiras eliminatórias, distribuídas entre os dois primeiros dias para definir os classificados às chaves principais. No domingo, acontecem os confrontos decisivos, a partir da chave de 64 até a final que define os campeões.