Equipe masculina da espada venceu a Croácia, mas foi eliminada por Israel no Mundial de esgrima (Bizzi Team/FIE)
Da Assessoria de Comunicação da CBE
O Brasil parou na segunda rodada do torneio por equipes masculino de espada do Mundial de Esgrima. Alexandre Camargo, Nicolas Deguchi, Pedro Petrich e Matheus Brandt estrearam com uma vitória sobre a Croácia, mas a seguir foram eliminados por Israel. A competição foi disputada nesta terça-feira (29), em Tbilisi, na Georgia.
Brasil x Croácia
A vitória do Brasil sobre a Croácia foi eletrizante. O time chegou ao nono e último duelo do confronto perdendo por três pontos, 28 a 25. Coube a Alexandre Camargo a tarefa de virar o placar, e ele conseguiu. Derrotou Vedran Markota por 6 a 2 e garantiu o 31 a 30 que levou o time para a segunda rodada.
O time brasileiro começou bem a disputa contra os croatas. Nicolas Deguchi venceu Vedran Markota por 5 a 4 e Alexandre Camargo ampliou a vantagem para dois pontos ao fazer 2 a 1 em Marko Simunkovic. Jakov Sola descontou um com um 5 a 4 em Pedro Petrich, mas Nicolas Deguchi recolocou dois ao fazer 3 a 1 sobre Marko Simunkovic.
No quinto jogo, os croatas viraram. Vedran Markota marcou 8 a 4 em Pedro Petrich e o placar ficou em 19 a 18 para os europeus. Jakov Sola levou para 23 a 21 com um 4 a 3 sobre Alexandre Camargo. A seguir, Matheus Brandt descontou um ao vencer 3 a 2 em Marko Simunkovic, mas Jakov Sola impôs 3 a 1 em Nicolas Deguchi no penúltimo duelo e levou o placar para os 28 a 25 que Alexandre Camargo conseguiu virar no último jogo.
Brasil x Israel
Contra Israel, pela segunda rodada do torneio por equipes masculino de espada do Mundial de Esgrima, o Brasil também começou bem. Nicolas Deguchi empatou em 3 a 3 o primeiro duelo, contra Dov Ber Vilensky. A seguir, Matheus Brandt realizou um jogo aberto contra Alon Sarid, vencido pelo israelense por 10 a 9. No terceiro confronto, Alexandre Camargo fez 4 a 2 em Yonatan Cohen e o Brasil passou à frente com 13 a 12 no placar.
A partir do quarto jogo Israel escapou e não deu mais chances para o Brasil. Dov Ber Vilensky fez 18 a 14 em Matheus Brandt, depois Yonatan Cohen venceu Nicolas Deguchi por 7 a 6, Alon Sarid impôs 5 a 0 em Alexandre Camargo e Yonatan Cohen bateu Pedro Petrich por 5 a 3, mesmo placar das duas últimas vitórias, de Dov Ber Vilensky sobre Alexandre Camargo e de Alon Sarid em cima de Nicolas Deguchi.
Balanço do Brasil no Mundial
Com a eliminação da equipe masculina da espada, termina a participação do Brasil no Mundial de esgrima. O país contou com a participação de 20 atletas e teve como destaques Guilherme Toldo, no florete masculino, e Bia Bulcão, no florete feminino. Os dois atletas foram os únicos a conseguir a classificação para a chave principal da competição. Guilherme terminou em 36º lugar na classificação geral, enquanto Bia foi a 61ª.
Vale destacar também na participação do Brasil, atletas jovens que pela primeira vez participaram de um Mundial adulto. Um exemplo é Marcus Pinto, de apenas 15 anos, que conseguiu passar pelas poules e chegou na eliminatória preliminar do sabre masculino. O atleta vai representar o país nos Jogos Pan-Americanos Júnior, que começam no dia 9 de agosto, em Assunção, no Paraguai. Outro que também vai para o Pan Júnior e que também esteve no Mundial foi Matheus Brandt, de 18 anos, que fez parte da equipe de espada, que encerrou a participação nacional em Tbilisi.
O Brasil usou a competição também como aprendizado. O presidente Arno Schneider revelou que levou a Tbilisi uma equipe de staff maior para que a organização do evento pudesse ser observada e analisada. A ideia era ganhar conhecimento e ter um modelo a seguir para a organização do Mundial cadete e juvenil, que será disputado o ano que vem no Rio de Janeiro.