Skip to main content

Após conquistar três de ouro e quatro de prata, país ultrapassou Peru e Venezuela na classificação

Pódio do florete feminino sub-11. Foto: Acervo pessoal.

Paulo Rocha – Fato&Ação Comunicação

Assessoria de Imprensa da CBE

No terceiro dia de disputa do Campeonato Sul-Americano Infantil e Veterano de Esgrima, o Brasil assumiu a liderança do quadro de medalhas da competição. Nesta quinta-feira (9), nosso país faturou três ouros e quatro pratas nas pistas da Escola Naval do Peru, em Lima.  

Com os resultados obtidos até agora, o Brasil lidera o Campeonato Sul-Americano com um total de 27 medalhas – seis de ouro, nove de prata e 12 de bronze. O Peru, com 20 no total, é o vice-líder, enquanto a Venezuela, com 12, ocupa o terceiro lugar. 

No florete feminino sub-11, domínio brasileiro: a final foi disputada entre Giulia Santos e Alicia Fontenele. Giulia venceu o duelo verde-amarelo e faturou o ouro, enquanto Alicia levou a prata. Carolina Aravena, Sofia Calfat e Olívia Grahl ficaram, respectivamente, na 13ª, 14ª e 15ª posições.

O Brasil prosseguiu com suas subidas ao pódio com Ana Luiza Motta. Ela conquistou o ouro no sabre feminino sub-11 após derrotar na final a venezuelana Azarenka Mosquera. Na mesma arma, Olívia Grahl terminou a disputa na 9ª colocação.

Já no florete masculino sub-11, mais uma medalha verde-amarela: Theo Kadunc levou prata. Gabriel Defendi ficou na 10ª, Leon Osório na 12ª e Nicolas Chade na 13ª posição.

No sabre masculino sub-11, não conquistamos medalhas. Theo Kadunc ficou em 5º lugar; Michel Chade foi o 11º; Sami Mahmoud, o 12º; e Henrique Gonzalez, o 15º colocado.

Veteranos

Na categoria veteranos-2 da espada feminino, Oriete Covolan subiu ao lugar mais alto do pódio. A brasileira conquistou a medalha de ouro ao derrotar na decisão a peruana Carmen Morote. No sabre feminino veteranos 1, por sua vez, Cynthia Santos ficou com a prata.

Na espada masculino da categoria veteranos-2, Roberto Lima garantiu medalha de prata para o Brasil. Já no florete masculino da veteranos-1, Maurício Mutti ficou em 6º lugar.

Programação

Nesta sexta-feira (10), penúltimo dia do Campeonato Sul-Americano Infantil e Veterano, a competição continua nas pistas da Escola Naval do Peru, em Lima. Na categoria sub-13, haverá disputas no florete, sabre e espada masculino – e também no florete feminino. Na pré-veterano, será a vez da espada masculino e do sabre feminino.

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)
Atendimento: Nelson Ayresnelson@fatoeacao.com

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support