Brasil assume a liderança do quadro de medalhas no Campeonato Sul-Americano Infantil e Veterano, em Lima

Após conquistar três de ouro e quatro de prata, país ultrapassou Peru e Venezuela na classificação

Paulo Rocha – Fato&Ação Comunicação

Assessoria de Imprensa da CBE

No terceiro dia de disputa do Campeonato Sul-Americano Infantil e Veterano de Esgrima, o Brasil assumiu a liderança do quadro de medalhas da competição. Nesta quinta-feira (9), nosso país faturou três ouros e quatro pratas nas pistas da Escola Naval do Peru, em Lima.  

Com os resultados obtidos até agora, o Brasil lidera o Campeonato Sul-Americano com um total de 27 medalhas – seis de ouro, nove de prata e 12 de bronze. O Peru, com 20 no total, é o vice-líder, enquanto a Venezuela, com 12, ocupa o terceiro lugar. 

No florete feminino sub-11, domínio brasileiro: a final foi disputada entre Giulia Santos e Alicia Fontenele. Giulia venceu o duelo verde-amarelo e faturou o ouro, enquanto Alicia levou a prata. Carolina Aravena, Sofia Calfat e Olívia Grahl ficaram, respectivamente, na 13ª, 14ª e 15ª posições.

O Brasil prosseguiu com suas subidas ao pódio com Ana Luiza Motta. Ela conquistou o ouro no sabre feminino sub-11 após derrotar na final a venezuelana Azarenka Mosquera. Na mesma arma, Olívia Grahl terminou a disputa na 9ª colocação.

Já no florete masculino sub-11, mais uma medalha verde-amarela: Theo Kadunc levou prata. Gabriel Defendi ficou na 10ª, Leon Osório na 12ª e Nicolas Chade na 13ª posição.

No sabre masculino sub-11, não conquistamos medalhas. Theo Kadunc ficou em 5º lugar; Michel Chade foi o 11º; Sami Mahmoud, o 12º; e Henrique Gonzalez, o 15º colocado.

Veteranos

Na categoria veteranos-2 da espada feminino, Oriete Covolan subiu ao lugar mais alto do pódio. A brasileira conquistou a medalha de ouro ao derrotar na decisão a peruana Carmen Morote. No sabre feminino veteranos 1, por sua vez, Cynthia Santos ficou com a prata.

Na espada masculino da categoria veteranos-2, Roberto Lima garantiu medalha de prata para o Brasil. Já no florete masculino da veteranos-1, Maurício Mutti ficou em 6º lugar.

Programação

Nesta sexta-feira (10), penúltimo dia do Campeonato Sul-Americano Infantil e Veterano, a competição continua nas pistas da Escola Naval do Peru, em Lima. Na categoria sub-13, haverá disputas no florete, sabre e espada masculino – e também no florete feminino. Na pré-veterano, será a vez da espada masculino e do sabre feminino.

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)
Atendimento: Nelson Ayres[email protected]

 

 

Pular para o conteúdo