No dia inaugural, Estados Unidos brilham na categoria cadete de espada masculino, florete feminino e sabre masculino, faturando todos os títulos
Paulo Rocha – Fato&Ação Comunicação
Assessoria de Imprensa da CBE
Começou a emoção no Parque Olímpico da Barra. Com duelos acirrados na categoria cadete (sub-17), teve início nesta quinta-feira, na Arena Carioca I, no Rio de Janeiro, o Campeonato Pan-Americano Cadete e Juvenil de Esgrima. Oportunidade de presenciar o talento dos melhores jovens esgrimistas das Américas, que seguirão se defrontando nas pistas do legado olímpico até a próxima terça-feira (27), dia de encerramento da competição.
Neste primeiro dia, foram realizados duelos individuais na categoria cadete – espada masculino, florete feminino e sabre masculino, com destaque para os atletas dos Estados Unidos, que faturaram oito medalhas (três ouros). O Brasil não conseguiu subir ao pódio nestas disputas inaugurais, mas a torcida ficou satisfeita com o empenho mostrado por nossos atletas nas pistas. A melhor performance verde-amarela foi do espadista Eduardo Gonçalves, que chegou ao quadro de 8 e terminou o torneio na sétima posição.
Espada masculino
Os quatro brasileiros chegaram ao quadro de 32 da espada masculino. Matheus Brandt pegou o colombiano Santiago Gomez; Bernardo Bicalho, o peruano Diego Ensley; Guilherme Dubiel teve como adversário o mexicano Carlos Romero; e Eduardo Gonçalves mediu forças com o venezuelano Dylan Moreno.
Somente Dubiel não conseguiu vaga ao quadro de 16 – foi superado por Carlos Romero por 8-15. Brandt bateu Gomez por 15-4, Bicalho venceu Ensley por 15-12 e Gonçalves derrotou Moreno por 15-11.
Na fase seguinte, o único brasileiro a conseguir classificação ao quadro de 8 foi Eduardo Gonçalves, que derrotou Jorge Garcia Lopez, da Colômbia, por 15-8. Matheus Brandt caiu para Kim Sullivan, dos EUA (10-15) e Bernardo Bicalho para Peter Arkhipov, do Canadá (7-15).
Daniel Chirashnya, dos Estados Unidos, foi o adversário de Eduardo Gonçalves na disputa pelo direito de subir ao pódio. Mas apesar de todo o empenho demonstrado, o brasileiro acabou derrotado por 6-15 e se despediu do torneio, terminando na sétima colocação.
A medalha de ouro na espada masculina foi conquistada por Kim Sullivan, dos EUA. A de prata, ficou com o mexicano Carlos Romero. As de bronze, por sua vez, ficaram com Daniel Chirashnya, dos Estados Unidos, e Victor Enciso Plascencia, do México.
Florete feminino
Após superarem a fase de pules – da qual Julia Grahl e Manuela Tapajós não passaram –, Lívia Burberry e Valentina Basso se classificaram ao quadro de 32 no florete feminino. Suas adversárias foram, respectivamente, Casandra Cruz Placido, do Peru, e Sofia Valencia, da Colômbia. Lívia venceu por 15-5, enquanto Valentina triunfou por 15-6.
No quadro de 16, contudo, as brasileiras foram superadas por fortes adversárias, ambas atletas dos Estados Unidos. Lívia Burberry perdeu para Alileen Mi por 10-15, enquanto Valentina Basso foi derrotada por Mikayla Chusid por 6-15.
Aliás, todo o pódio do florete feminino foi formado por atletas dos Estados Unidos: Mikayla Chusid faturou o ouro; Alileen Mi, a prata; Alexandra Nissinoff e Vivienne Goor levaram as medalhas de bronze.
Sabre masculino
Arthur Wolff e Joaquim Peluso conseguiram classificação à fase de 32 do sabre masculino cadete – José Santos e Samuel Oliveira ficaram nas pules. Os brasileiros, infelizmente, não conseguiram avançar mais na competição: Wolff foi derrotado pelo paraguaio Gonzalo Ruiz Gallardo (14-15) e Peluso sofreu revés para o canadense Lawrence Liu (10-15).
No sabre masculino, o ouro ficou com Luke Vaid, dos Estados Unidos. A medalha de prata foi para seu compatriota, Daniel Lin, e as de bronze para os canadenses Lawrence Liu e Yu Peng Zhang.
Programação
Nesta sexta-feira (23), prossegue nas pistas da Arena Carioca I o Campeonato Pan-Americano Cadete e Juvenil. Novamente serão disputados duelos individuais da categoria cadete, nas seguintes armas: florete masculino, espada feminino e sabre feminino.
FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO
Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)
Atendimento: Nelson Ayres – [email protected]