André Mura e Lívia Burberry são os melhores do Brasil no florete por equipes

Equipes feminina e masculina do Brasil entraram em ação na despedida do florete do Mundial Cadete e Juvenil (Augusto Bizzi/Eva Pavia Gomez/Luca Pagliaricci/FIE)

Assessoria de Comunicação da Confederação Brasileira de Esgrima

O Brasil perdeu para Uzbequistão, no masculino, e Singapura, no feminino, no torneio por equipes do florete no Mundial Cadete e Juvenil, que está sendo disputado em Wuxi. Apesar disso, dois atletas se destacaram ao sair dos confrontos com saldo positivo: André Mura, que venceu 20 dos 35 pontos que disputou, e Livia Burberry, que marcou 16 dos 30.

Masculino

André Mura, Vinícius Alonso, Alan Patrick Burberry e Felipe Galleazzi formaram a equipe do Brasil no florete masculino (Augusto Bizzi/Eva Pavia Gomez/Luca Pagliaricci/FIE)
André Mura, Vinícius Alonso, Alan Patrick Burberry e Felipe Galleazzi formaram a equipe do Brasil no florete masculino (Augusto Bizzi/Eva Pavia Gomez/Luca Pagliaricci/FIE)

André Mura foi o terceiro brasileiro a entrar na pista diante dos usbeques. Depois de Alan Patrick Burberry perder de 5 a 3 e para Ulugbek Usmanov e Vinícius Alonso levar 5 a 1 de Radmir Semeneev, o atleta do Pinheiros venceu Fazilkhuja Alimov por 7 a 5 e a primeira rodada terminou em 15 a 11 para os rivais.

Em seguida, Felipe Galleazzi substituiu Vinícius Alonso, mas começou perdendo por 5 a 2 para Ulugbek Usmanov. Foi o melhor desempenho do Brasil na segunda rodada porque Alan Patrick Burberry e André Mura perderam por 5 a 1, respectivamente, para Fazilkhuja Alimov e Radmir Semeneev. O placar ficou difícil: 30 a 15 para o Uzbequistão.

Vinícius Alonso voltou e fez um bom jogo contra Fazilkhuja Alimov, mas caiu por 5 a 3. Foi logo depois que André Mura teve seu grande momento. Ele jogou muito diante de Ulugbek Usmanov, marcou 12 pontos e sofreu apenas cinco, fazendo a diferença cair de 17 para dez. Mas Alan Patrick Burberry não conseguiu manter a reação, foi superado por Radmir Semeneev por 5 a 3 e o placar ficou em 45 a 33 para o Uzbequistão.

Feminino

Equipe do florete feminino do Braisl com Yuki Wu, Julia Grahl, Livia Burberry e Julia Aoki
Equipe do florete feminino do Braisl com Yuki Wu, Julia Grahl, Livia Burberry e Julia Aoki (Augusto Bizzi/Eva Pavia Gomez/Luca Pagliaricci/FIE)

No feminino, Livia Burberry, que tinha sido o principal nome do país nas disputas individuais tanto no júnior, quanto no cadete, foi a única a levar vantagem contra as atletas de Singapura. Ela fez 16 pontos na derrota de 45 a 20, enquanto Julia Grah marcou três, Yuki Wu fez um e Julia Aoki, nenhum.

Em seus confrontos, Livia Burberry perdeu apertado para Daniella Tang por 5 a 4, venceu com autoridade Cleona Cheng por 10 a 4 e foi derrotada por Kemei Cheung por 5 a 2 na última rodada.

Com a disputa por equipes, terminou a disputa do florete no Mundial Cadete e Juvenil de esgrima, em Wuxi. Os melhores resultados nesta arma foram de Livia Burberry, 36ª na categoria cadete e 61ª na juvenil. Até agora, em todo a competição, quem chegou mais longe foi Camila Vieira, 14ª no sabre cadete feminino, mesmo torneio em que Ana Beatriz Fraga foi a 21ª. Na versão masculina do mesmo torneio, Marcus Pinto foi o 25º e só perdeu para o campeão mundial. Na categoria juvenil, os melhores resultados até agora foram o 32º lugar de Camila Vieira e o 48º lugar de Érico Patto também no florete.

Espada

A partir da noite deste sábado, começam as competições de espada. Na categoria juvenil, o Brasil será representado por Lucca Asquino, Guilherme Maluf e Pietro Galli no masculino e por Pietra Brazolin, Laura Correia, Maria Luiza Emed e Ginevra Giordano no feminino.

No dia seguinte, acontece a disputa cadete da espada com quase os mesmos participantes: Lucca Asquino e Guilherme Maluf, no masculino, e Pietra Brazolin, Antonella Dinucci e Maria Luiza Emed no feminino.

O Mundial termina na noite de segunda e madrugada de terça com as disputas juvenis por equipes da espada.

 

Pular para o conteúdo