O Brasil encerrou o segundo dia do Campeonato Sul-Americano Infantil de Esgrima com mais uma dobradinha no pódio. Na disputa do sabre feminino sub-13, Ana Luiza Motta conquistou a medalha de ouro e Olivia Grahl ficou com a prata, após final 100% brasileira em Quito, no Equador. Com o resultado, o país chegou a 19 medalhas na competição, sendo cinco de ouro.
Ana Luiza teve campanha perfeita na competição. Na fase de grupos, venceu todas as suas lutas e avançou com uma das melhores classificações gerais. No mata-mata, manteve o desempenho impecável: passou por Carabali Argüello (VEN) nas oitavas por 15 a 2, por Maria Antônia Martínez (ARG) nas quartas por 15 a 6, e superou Cornejo Mártirz (CHI) na semifinal num emocionante 15 a 14. Na decisão, fez duelo equilibrado com Olivia Grahl e venceu por 15 a 9.
Olivia também brilhou ao longo do dia. Invicta nos pools, ela venceu Adriana Aguero (PER) nas oitavas de final por 15 a 9, Sarah Pires (BRA) nas quartas por 15 a 6 e Federica Calamante (ARG) por 15 a 14 na semifinal, garantindo sua vaga na decisão.
Além de Ana Luiza e Olivia, o Brasil ainda teve duas atletas entre as dez melhores da prova: Sarah Pires foi a sexta colocada e Elis Trigo terminou em nono lugar. Manuela Hansen foi a 11ª e Helena Pires a 15ª.
Brasil já soma 19 medalhas
Com a dobradinha no sabre sub-13, o Brasil chegou a 19 pódios no Sul-Americano Infantil de Esgrima 2025, distribuídos da seguinte forma:
🥇 5 OUROS
-
João Pedro Perito – Florete masculino sub-11
-
Eduarda Nascimento – Florete feminino sub-13
-
Maria Valentina Boaventura – Espada feminina sub-9
-
João Pedro Perito – Espada masculina sub-11
-
Ana Luiza Motta – Sabre feminino sub-13
🥈 7 PRATAS
-
Giulia Santos – Florete feminino sub-13
-
Luiz Ricardo Traina – Florete masculino sub-11
-
Júlia Canashiro – Espada feminina sub-11
-
Martinna Dinucci – Sabre feminino sub-9
-
Lais Palermo – Espada feminina sub-9
-
Luiz Ricardo Traina – Espada masculina sub-11
-
Olivia Grahl – Sabre feminino sub-13
🥉 7 BRONZES
-
Gabriel Polizer – Florete masculino sub-11
-
Maya Schneider – Espada feminina sub-11
-
Manuela Hansen – Espada feminina sub-11
-
Enrico Buss – Sabre masculino sub-9
-
Maya Schneider – Florete feminino sub-11
-
Gabriel Polizer – Espada masculina sub-11
-
Martinna Dinucci – Espada feminina sub-9