Alexandre Camargo disputou sua primeira competição em 2025 (Miriam Jeske/COB)
Por Camila Nakazato
Alexandre Camargo fez uma boa estreia em 2025. Em sua primeira competição do ano, o esgrimista paranaense fez uma fase de poules quase perfeita e, no mata-mata, superou o cazaque Meyirkhan Timurov num duelo emocionante, mas foi superado pelo uzbeque Kiril Pavlov no confronto decisivo para garantir a classificação para o quadro principal da etapa de Heidenheimer da Copa do Mundo de espada. Além dele, Matheus Brandt também fez boa campanha, mas acabou eliminado no primeiro confronto eliminatório, enquanto Pedro Petrich e Nicolas Deguchi não passaram da fase de poules.
O espadista de Curitiba começou com tudo sua campanha na Alemanha. Na fase de poules, ele só não foi perfeito porque sofreu uma derrota em sete jogos. Depois de bater o alemão Nikolaus Bodoczi (5 a 1) na estreia, Alexandre Camargo vendeu caro o duelo contra o checo Jakub Jurka, que venceu por apertados 5 a 4. Na sequência, o brasileiro despachou o honconguês Wang Liangdi (4 a 0), o belga Leo Ghysels (5 a 3), o saudita Ahmad Alhussain (5 a 1) e o espanhol Rayan Rozpide (5 a 4).
Com isso, Alexandre Camargo avançou para o mata-mata em segundo lugar na poule e na 17ª posição geral, boa campanha que o deixou como bye na primeira rodada eliminatória. Na segunda, enfrentou uma verdadeira batalha contra o uzbeque Meyirkhan Timurov e só conseguiu vencê-lo por emocionantes 14 a 13. Na decisão por uma vaga no quadro principal, ele foi derrotado por 15 a 8 por Kiril Pavlov, do Uzbequistão.
Dos outros brasileiros que estiveram em ação na Copa do Mundo de espada em Heidenheimer, o único a avançar da fase de poules foi Matheus Brandt com duas vitórias três derrotas, enquanto Nicolas Deguchi e Pedro Petrich não conseguiram se classificar. Ambos venceram dois dos seis jogos que fizeram na fase inicial da competição.
No mata-mata, entretanto, Matheus Brandt não passou da primeira rodada. Ele foi derrotado por Damian Michalak, da Polônia, num duelo muito equilibrado, vencido pelo europeu por 15 a 12. Na rodada seguinte, o algoz de Brandt foi eliminado pelo mesmo placar por Kiril Pavlov, que depois viria a vencer Alexandre Camargo.
Alexandre Camargo, Matheus Brandt, Nicolas Deguchi e Pedro Petrich voltam à disputa no domingo para representar o Brasil na competição por equipes da Copa do Mundo de Heidenmeinher.
Neste sexta-feira, o Brasil será representado também no Grand Prix de Turim de florete com a participação de Bia Bulcão, Alan Patrick Burberry, Dominic de Almeida, Lorenzo Mion e Livia Burberry e na Copa do Mundo de Barcelona de espada com Victoria Vizeu, Laura Correia, Maria Carolina Guimarães, Maria Paro, Gabriela Portugal, Marcela Silva e Pietra Teixeira.