Skip to main content

Espadista da AMK já está assegurado com a primeira colocação do ranking nacional; disputa segue acirrada no florete feminino e sabre feminino

Alexandre Camargo (esq.) venceu Leopoldo Gubert (dir.) na final da espada. Foto: Rosele Sanchotene.

Nelson Ayres e Paulo Rocha – Fato&Ação Comunicação

Assessoria de Imprensa da CBE

Na rota dos Jogos de Paris. O grande destaque desta quinta-feira (17), primeiro dia do Torneio Nacional Cidade de São Paulo (cuja disputa ocorre simultaneamente ao Troféu Brasil de Equipes), foi Alexandre Camargo. O paranaense, atleta da Academia Mestre Kato-PR, conquistou o título na espada masculino pela quarta vez consecutiva na temporada, de forma inédita, e garantiu classificação para o Pré-Olímpico de 2024.

Além de Alexandre Camargo, duas atletas também brilharam nas pistas do Centro Paralímpico Brasileiro, em São Paulo, e faturaram medalhas de ouro: Bia Bulcão (Pinheiros-SP), no florete, e Pietra Chierighini (Paulistano-SP), no sabre. Ambas seguem na briga por vaga no Pré-Olímpico – a quinta e última etapa nacional, o Campeonato Brasileiro, acontece em outubro, em Porto Alegre-RS.

Camargo Dominante

Vindo de boas campanhas em competições internacionais e vencedor das etapas de Curitiba, Belo Horizonte e Rio de Janeiro do Torneio Nacional, Camargo repetiu a dose em São Paulo. Em sua campanha, bateu o então mais próximo perseguidor no ranking, Richard Grunhauser (Pinheiros), no quadro de 8, por 15-6. Na semifinal, eliminou o colega de AMK, Pedro Petrich, vencendo por 15-7. 

Na final da espada masculino, o adversário foi outro atleta da Academia Mestre Kato, Leopoldo Gubert. Mantendo seu jogo técnico e eficiente, Alexandre Camargo triunfou por 15-5, ampliando sua liderança no ranking nacional e garantindo a classificação no individual para o Pré-Olímpico de 2024.

“Foi um bom trabalho realizado esse ano. Como eu já tinha feito as contas e sabia que essa vaga no Pré-Olímpico estava perto, eu vinha focando mais nos torneios internacionais, onde fui bem e consegui subir no ranking. Agora é trabalhar para ir aos Jogos, esse foi somente um pequeno passo”, disse Camargo, prosseguindo:

“Até chegar a vez do Pré-Olímpico (que deve ser disputado em abril ou maio de 2024) há outras competições, nas quais quero ir bem. Sul-Americano, que será em minha casa, Curitiba, Jogos Pan, no Chile… E também quero ganhar a etapa de Porto Alegre do Torneio Nacional para fechar vencendo todas. Depois, volto para a Itália para ficar mais perto do cenário internacional de alto nível, visando uma preparação mais forte”, concluiu. 

Florete feminino

Mariana Pistoia (GNU-RS) e Bia Bulcão (Pinheiros), numa disputa direta por vaga no Pré-Olímpico, decidiram o título do florete feminino. Elas podem obter a vaga em Paris por equipes, pelo ranking mundial, ou pelo Pré-Olímpico, através do ranking nacional – neste último, Mariana lidera, seguida por Bia.

O jogo começou equilibrado. Se Mariana vencesse, garantiria a vaga no Pré-Olímpico. Contudo, Bia se manteve à frente no placar e triunfou por 15-11, faturando o título e levando a disputa pela classificação para a última etapa da temporada, em Porto Alegre-RS.

“Meu primeiro semestre foi muito difícil, tive problemas de saúde. Também mudei algumas coisas na minha rotina, no meu planejamento e ainda estou me adaptando. Foi uma final muito difícil, tive que manter a calma. Estou desenvolvendo minha parte mental e isso me ajudou muito”, afirmou Bia. 

Sabre feminino

Outra briga direta por vaga no Pré-Olímpico marcou a final do sabre feminino. Esta, contudo, reunindo duas atletas do Paulistano: Karina Trois e Pietra Chierighini, que ocupavam, respectivamente, primeiro e segundo lugar no ranking nacional.

Tal qual aconteceu no florete, a definição da vaga ficou para Porto Alegre. Pietra abriu vantagem, venceu por 15-9 e garantiu a medalha de ouro. “Fiz uma preparação muito intensa para esse torneio em razão da lesão que tive no ombro. É mais uma vitória, que me faz brigar por essa vaga no Pré-Olímpico. Estou acreditando, tudo pode acontecer”, disse Pietra, esperançosa.

Equipes

Nesta sexta-feira (18), terá início o Troféu Brasil de Equipes. Nas pistas do Centro Paralímpico Brasileiro serão realizadas as disputas coletivas de espada masculino, florete feminino e sabre feminino.

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)
Atendimento: Nelson Ayresnelson@fatoeacao.com

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support