Skip to main content

Brasileiro é um dos dois latino-americanos vivos na disputa e só perde a vaga direta se adversário chileno chegar na final da competição.

Guilherme Toldo durante combate na pule do GP de Washington. Foto: Augusto Bizzi

Nelson Ayres – Fato&Ação Comunicação

Assessoria de Imprensa da CBE

O floretista brasileiro Guilherme Toldo ficou ainda mais próximo de garantir a vaga nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. Neste sábado (16), ele conquistou lugar entre os 64 atletas que vão disputar o Grand Prix de Washington (USA), último torneio contando pontos no florete masculino para o ranking olímpico. Ele é um dos dois latino-americanos vivos na disputa e só não conquista a vaga em uma combinação pouco provável de resultados.

O chileno Leopoldo Alarcon também está classificado para esta etapa do torneio. Com 20,875 pontos, seu melhor resultado nas competições do ranking olímpico foi uma classificação ao quadro de 16. Como Toldo tem 48 pontos e vai somar mais, o brasileiro só perde a vaga continental se cair antes do quadro de 16 e o chileno for finalista.

Seu adversário mais próximo era o mexicano Diego Cervantes, que caiu ainda na fase de pules e vai tentar a vaga para Paris no Pré-Olímpico da Costa Rica, em abril. Outros quatro latino-americanos caíram no último quadro preliminar, deixando o caminho livre para o brasileiro.

Toldo fez uma pule abaixo do seu habitual, vencendo três dos seis jogos disputados e passando em 116° lugar. O suficiente para ficar de bye no primeiro quadro preliminar e encontrar outro brasileiro no caminho: Paulo Morais. Venceu por 15 a 11 e encarou o israelense Ori Finsterbush no terceiro quadro, levando a melhor por 15 a 9 e garantindo um lugar entre os 64 melhores.

Mas terá um duro desafio logo de cara: o norte-americano Nick Itkin, número 5 do ranking mundial, às 11h30 (horário de Brasília). Alarcon, por sua vez, encara o francês Alexandre Sido, 75 do mundo, às 12h30.

Outros brasileiros

Além de Toldo e Paulo Morais, Alan Burberry, Lorenzo Mion e Vinicius Alonso participaram da prova masculina em Washington, mas todos caíram nas pules. Na disputa feminina, na sexta-feira, Mariana Pistoia e Bia Bulcão pararam nos quadro preliminares, enquanto Ana Toldo, Gabriella Vianna e Livia Burberry ficaram nas pules.

Na Copa do Mundo de Sabre Feminino, em Sint-Niklaas, na Bélgica, Luana Pekelman e Karina Trois foram eliminadas nos quadros preliminares, com Pietra Chierighini se despedindo na pule.

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)
Atendimento: Nelson Ayresnelson@fatoeacao.com

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support