O Paulistano teve um desempenho de destaque nas disputas femininas de espada do Campeonato Brasileiro de Veteranos neste domingo (9). Patricia Di Cunto conquistou o título no V60, enquanto Ana Pontes garantiu o ouro no V40, confirmando o domínio do clube na arma. No V50, Fabiana Teixeira, do Mestre Kato, também brilhou e levou o título. Já no sabre masculino, os campeões foram Olegário Vasconcelos, Américo Santos e Rodrigo Baldin
ESPADA FEMININA V60 – V50 – V40
O primeiro título da espada feminina ficou com Patricia Di Cunto, do Paulistano, no V60, ao derrotar Vania Oliveira, do CMSP São Paulo, em uma final equilibrada por 10 a 8. O terceiro lugar foi dividido entre Cledola Tello, do Romão Esgrima, e Oriete Covolan, que havia sido superada por Vania na semifinal por 10 a 6.
Em seguida, no V50, Fabiana Teixeira, do Mestre Kato, iniciou sua participação na fase eliminatória diretamente nas quartas de final, onde venceu Angelica Sonnenstrahl por 10 a 5. Na sequência, superou Ana Brecheret, atual campeã do florete feminino V40 e V50, na semifinal. Na decisão, Fabiana confirmou o bom momento e conquistou o título ao derrotar Luciana Franco, da Sociedade Thalia, por 10 a 2.
“Comecei muito mal nas poules, com duas derrotas que me assustaram um pouco, porque eu estava desconcentrada. Mas nas eliminatórias consegui fazer o meu jogo, com mais calma e apostando no contra-ataque”, comentou a campeã, que teve uma trajetória de evolução ao longo da competição.
Encerrando as disputas da espada, o Paulistano voltou a dominar com o título de Ana Pontes no V40. A atleta venceu na final Patricia Di Cunto, campeã do V60, por 15 a 10. Antes disso, superou Fabiana Teixeira na semifinal e Luciana Franco nas quartas. Fabiana e Ana Brecheret completaram o pódio com o bronze.
“Foi superlegal essa competição, porque mais cedo meus filhos estiveram aqui comigo. Voltar às pistas agora é uma baita satisfação, e fico muito feliz de jogar com os amigos”, contou Ana, que está retomando as competições enquanto acompanha também a filha nas pistas.
SABRE MASCULINO V60 – V50 – V40
Valendo a medalha de ouro, Olegário Vasconcelos do APE Paulista venceu Júlio César Biezus, do Pinheiros, por 10 a 5 na final do sabre V60, após uma boa campanha nas poules. O bronze ficou com Paulo Zannin, do CMPR/AMK.
Américo Santos, do Paulistano, conquistou seu primeiro título em Campeonato Brasileiro ao dominar Olegário Vasconcelos na final por 10 a 2 e garantir a medalha de ouro. Na semifinal, superou Cristovão Albuquerque, que dividiu o bronze com Fernando Carvalho.
“Foi a primeira vez que consegui ser campeão brasileiro, então estou bastante contente e feliz que hoje tudo deu certo. Comecei no sabre depois de mais velho, agora vai fazer três anos. Antes eu não entendia o jogo, queria ganhar na força, e agora, aos pouquinhos, vou entendendo e jogando mais relaxado”, contou o campeão.
Dominante do início ao fim, Rodrigo Baldin, da Baldin Esgrima, conquistou o título do sabre V40 na última disputa do dia ao vencer Maicon Pereira por 15 a 7. Nas semifinais, Juan Fayos, do GNU, e Américo Santos, do Paulistano, foram superados e dividiram a terceira colocação.
“A competição foi muito divertida, mas foi ainda mais especial porque alguns dos meus alunos estão aqui comigo no Campeonato Brasileiro. Eles fizeram uma festa durante o quadro de 8, na semifinal e depois na final.”
