Começou nesta quinta-feira (30) o Torneio Nacional Cidade de Belo Horizonte, realizado no Jaraguá Country Club, reunindo alguns dos principais nomes da esgrima brasileira. No primeiro dia de disputas, os títulos ficaram com Maria Luisa Calderon, do Esporte Clube Pinheiros, campeã na espada feminina; Karina Trois, do Paulistano, vencedora no sabre feminino; e Guilherme Toldo, do GNU, que conquistou o ouro no florete masculino. O evento marca o início de um dos principais compromissos do calendário nacional da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE).
O primeiro título do dia ficou com a peruana Maria Luisa Calderon, que repetiu o feito conquistado no Rio de Janeiro. Representando o Esporte Clube Pinheiros, ela teve a melhor campanha nas poules na espada e mostrou regularidade ao longo da competição. Nas fases eliminatórias até as quartas de final, recebeu apenas 13 toques, garantindo vaga na semifinal, onde superou Renata Zettermann, do Paulistano, por 13 a 8. Na decisão, manteve o bom desempenho e venceu Maria Carolina Guimarães, do SCM Magnolia, por 15 a 11, conquistando mais um título na temporada.
“Me sinto muito feliz e especialmente comprometida. Este é o último campeonato do ano e espero que venham muitos mais. Que bom poder me despedir dessas competições, e estou muito agradecida pela oportunidade, pois há ótimas competidoras aqui”, comentou a campeã.
Em seguida, foi a vez do sabre feminino, com Karina Trois, do Paulistano, conquistando seu terceiro título nas quatro edições do Torneio Nacional de 2025. Líder do ranking nacional, a esgrimista teve uma fase de poules impecável. Depois, venceu Cynthia Santos e Camila Vieira até chegar à semifinal, onde superou sua companheira de clube Pietra Chierighini. Na decisão, manteve o alto nível e venceu Luana Pekelman, que havia derrotado Ana Beatriz Fraga na semifinal.
“Achei essa competição muito boa pra mim. Estava muito concentrada em todos os jogos, foram poucos os momentos em que me desconcentrei. Analisando minhas lutas, acredito que foi uma boa competição e, embora sempre haja o que melhorar, considero que tive um desempenho bem consistente.”
Fechando o dia do Torneio Nacional de Belo Horizonte, Guilherme Toldo, do GNU, venceu o argentino Augusto Servello, do Tênis Clube Paulista, por 15 a 8 na final, conquistando o título de campeão nacional de 2025.
“Ainda não começou o circuito de etapas do Circuito Mundial de Classe A, então estou feliz por ter jogado bem. Fiquei satisfeito, apesar de alguns deslizes em momentos em que eu deveria estar um pouco mais concentrado, mas faz parte da competição”, analisou Toldo, que venceu todas as etapas do Nacional de 2025.
Por ter sido o melhor nas poules, Guilherme Toldo começou como cabeça de chave número 1 e avançou direto para as oitavas de final, onde usou sua experiência para superar o jovem Álvaro Kalleby. Nas quartas, venceu Pedro Nogueira, do Paulistano, com dez toques de diferença. Já na semifinal, garantiu vaga na decisão ao derrotar seu companheiro de equipe Pedro Marostega por 15 a 6.
A competição segue com as provas individuais no sábado (1), com as provas de espada masculina, florete feminino e sabre masculino. Já a partir de amanhã (31), tem início o Campeonato Brasileiro Interclubes Adulto por Equipes, com as disputas de espada feminina, sabre feminino e florete masculino.
 
