O Brasil teve um início avassalador no Campeonato Sul-Americano Infantil de Esgrima 2025, disputado em Quito, no Equador. No primeiro dia de competições, a delegação brasileira conquistou nove medalhas, com representantes no pódio em todas as quatro provas realizadas: sabre feminino sub-9, florete masculino sub-11, espada feminina sub-11 e florete feminino sub-13.
O dia terminou com chave de ouro com uma final 100% brasileira no florete feminino sub-13. Eduarda Nascimento venceu Giulia Santos por 10 a 7 e ficou com a medalha de ouro. A prova teve ainda cinco brasileiras entre as oito melhores.

Mais cedo, o Brasil já havia se destacado com um pódio triplo no florete masculino sub-11. João Pedro Perito foi o campeão, com Luiz Ricardo Traina levando a prata e Gabriel Polizer o bronze. A outra medalha de bronze da prova ficou com Alonso Carmona, do Peru.

Na espada feminina sub-11, a equipe brasileira brilhou novamente. Julia Canashiro foi vice-campeã e conquistou a prata, enquanto Maya Schneider e Manuela Hansen dividiram o bronze após boas campanhas. O ouro ficou com Vania Guazzotti, do Peru.

A primeira medalha brasileira do dia veio logo na abertura com o sabre feminino sub-9. Martinna Dinucci avançou até a final e ficou com a prata.
Ao fim do primeiro dia, o Brasil somou:
-
🥇 2 ouros – João Pedro Perito (florete masculino sub-11), Eduarda Nascimento (florete feminino sub-13)
-
🥈 4 pratas – Giulia Santos (florete feminino sub-13), Luiz Ricardo Traina (florete masculino sub-11), Júlia Canashiro (espada feminina sub-11), Martinna Dinucci (sabre feminino sub-9)
-
🥉 3 bronzes – Gabriel Polizer (florete masculino sub-11), Maya Schneider (espada feminina sub-11), Manuela Hansen (espada feminina sub-11)